Pessoa verificando armazém como forma de prevenção de perdas nos supermercados

Prevenção de perdas nos supermercados: aprenda como fazer

O faturamento, lucro e o sucesso do retorno financeiro em vendas estão na atenção aos mínimos detalhes. 

Ou seja, um empresário, como um dono de supermercado, deve ser criterioso e fomentar também o olhar preciso para tudo que afeta o rendimento da empresa.

Nesse sentido, um fator que infere diretamente sobre o lucro da empresa é o âmbito da prevenção de perdas nos supermercados. 

Essa é uma estratégia que não envolve apenas a receita, mas também o desperdício de produtos e principalmente alimentos.

Por isso, é importante ter uma rotina e também uma programação voltada para esta prevenção. E, pensando em auxiliar nesse processo, desenvolvemos esse tema.

Portanto, se você deseja aprender como fazer uma prevenção de perdas nos supermercados, não deixe de conferir este artigo!

Boa leitura!

O que é a prevenção de perdas nos supermercados?

Durante os processos logísticos, eventualmente ocorre a queda, lesão ou mesmo perda de produtos. 

Em outros casos, alguns produtos podem perder a validade ou mesmo estragar devido à exposição, temperatura inadequada e etc.

Há ainda os casos em que o manuseio em excesso de um item pode prejudicá-lo, quebrando-o ou afetando a sua qualidade. Ou ainda, o caso de furtos e roubos a um estabelecimento.

E a junção de todos esses fatores configura em perdas para uma loja, empresa ou supermercado. 

Dito isso, subentende-se que a prevenção de perdas nas redes de supermercado diz respeito justamente a evitar essas lesões ao estoque.

Ou seja, por meio de técnicas, estratégias de marketing e supervisão de produtos, é possível fazer com que esse índice prejudicial diminua. 

Isto é, atuando sobre a perda de itens por meio da prevenção, você estará diminuindo também os gastos da sua empresa.

Além disso, como visto, essas metodologias também evitam o desperdício de materiais e alimentos comumente vendidos nessas lojas. 

Como as perdas afetam os supermercados?

As perdas podem ser de diversos produtos, principalmente em supermercados que contemplam uma infinidade deles. Por isso, os danos podem ser também variados.

Confira abaixo alguns deles:

Descontrole de estoque

A perda de produtos é um problema que afeta diretamente o estoque de uma empresa. Afinal, enquanto a entrada de produtos é registrada, as perdas só podem ser descobertas após apontamento da falta do item no sistema.

Isto é, em caso de quebra de um ou mais produtos, até que eles sejam notados, o estoque ficará desatualizado. 

Sendo que há situações em que a perda não é percebida. Isso configura a demanda de constante atualização se o seu supermercado não realiza a prevenção de perdas.

Influência na receita do supermercado

Definitivamente tudo o que uma empresa não precisa é de mais gastos e, entretanto, as perdas conferem a elas justamente isso. Pois, ao ser lesado por qualquer tipo de perda, o empresário está perdendo também dinheiro.

Como fazer a prevenção de perdas nos supermercados?

Portanto, se as perdas têm um papel tão importante para os supermercados, é fundamental agir não apenas na descoberta delas para resolver o estoque, mas também evitá-las.

Nesse sentido, há algumas maneiras de fazer uma prevenção adequada de perdas nos supermercados. Confira abaixo quais são elas:

Planograma eficiente

Planejar os locais onde os itens devem ficar com antecedência tanto no ponto de venda final como em estoque, garantindo a qualidade do produto,sempre atentos a questões como refrigeração correta, exposição a luz e armazenamento adequado.

Realizar Inventários frequentemente

Sempre que possível deve ser feito o inventário das mercadorias, pois somente dessa forma será possível acompanhar os erros em estoque e calcular as perdas, identificando as falhas e o que está ocasionando esse problema.

Promoções: uso de placas de ofertas em produtos com data curta

Uma das maiores causas de perdas de produtos é a validade dos mesmos. Nesse sentido, o supermercado pode ser preciso e assertivo ao promover promoções para aumentar o giro daquele item, destacando com placas de ofertas que irão chamar atenção para aquele item em específico.

E essa prevenção só pode ser efetiva se os seus clientes tiverem conhecimento disso. Afinal, o que os olhos não veem, o coração não sente!

Assim, ao convidá-los a comprar, você não é lesado totalmente e ainda oferece preços mais em conta para o seu público! 

Capacitar funcionários

Essa é uma maneira muito eficiente de evitar perdas em seu supermercado, pois muitos danos ocorrem durante o manuseio dos produtos.

Por isso, através de funcionários capacitados, é possível diminuir consideravelmente esse gasto. Mas como isso ocorre? 

Bem, através da qualificação, além de aprender sobre como carregar um produto, os colaboradores aprendem outros fatores como: 

  • Melhores caminhos para encaminhar determinados itens;
  • Melhores espaços para dispor os produtos nas prateleiras;
  • Acompanhamento e recomendações durante o recebimento de materiais e muitos outros aspectos.

Conte com o Preço Prático para as suas soluções em prevenção de perdas!

Como visto, uma ótima maneira de evitar perdas e danos à receita de um supermercado é por meio de promoções. E para isso, é importante deixar o seus clientes cientes das ofertas em sua loja!

Portanto, deixe-os saber por meio de cartazes profissionais como os do Preço Prático e os incentive a comprar! 

Assim, você tem o suporte de uma empresa especializada e pronta te entregar os melhores cartazes para a sua prevenção!

E se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir 10 erros que podem destruir seu estoque no varejo!

Boas vendas!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *