desvios de estoque

Como evitar a perda de dinheiro com desvios de estoque?

Prever uma porcentagem de perda de dinheiro por desvios de estoque faz parte do planejamento estratégico de grandes e pequenos varejistas. Porém, para empresas de pequeno e médio porte, com menos de 100 funcionários, esta perda tende a ser quatro vezes maior do que nas grandes corporações. Isso porque, além da menor rigidez no monitoramento, os donos desse tipo de comércio tendem a tratar suas equipes como uma “família”. Afora isso, o desvio de produtos pelos próprios clientes, no caso de varejistas da linha de auto-serviços (supermercados, padarias, farmácias, etc), eleva o prejuízo ao ponto de prejudicar até mesmo a sustentabilidade do negócio.

E você, sabe como evitar a perda de dinheiro com desvios de estoque? Veja abaixo nossas dicas para isso!

Faça um controle de estoque

A falta de um controle de estoque preciso e eficiente deixa uma empresa mais sujeita a furtos e desvios pelos funcionários. E este tipo de “descuido”, tão comum nas varejistas de pequeno e médio porte pode custar a vida do seu negócio. Investir no gerenciamento preciso de estoque, com registro de entrada e saída de todos os produtos é fundamental para evitar esse tipo de perda. O controle das notas de entrada, com as quantidades de cada produto, e o cruzamento dessas informações com as notas de saída é uma forma simples e eficaz de fazer isso.  O uso de softwares de gerenciamento é alternativa viável. Além de evitar o desvio de produtos, esse controle orienta o relacionamento com fornecedores de forma mais estratégica, já que é possível acompanhar de perto quais produtos precisam ser repostos e em que momento.

Faça inventários periódicos

Realizar inventários periódicos é outra tarefa que pode te ajudar a evitar a perda de dinheiro com desvios de estoque. Além disso, no caso de pequenos varejistas, esse acompanhamento ajuda a saber quais produtos realmente valem à pena ser mantidos ou terem um estoque maior, por exemplo. O inventário constante permite também o estudo de tendências de venda dos itens da loja, parte importante na definição do mix de produtos.

Esteja presente e acompanhe de perto

Quem nunca ouviu falar que “o olho do dono é que engorda o boi”? Essa máxima é uma realidade para todo tipo de negócio. Acompanhar de perto o dia a dia do comércio é a melhor maneira de saber o que realmente acontece dentro do Ponto de Venda, quais são as suas vulnerabilidades e quais são os funcionários potencialmente “perigosos”. A presença física do dono do negócio é também uma forma de intimidar a ação de pessoas má intencionadas e, claro, um estímulo ao trabalho sério.

Posicione itens menores e mais visados estrategicamente

Regra básica de todo varejista é posicionar produtos menores e mais visados em locais de alta visibilidade,  como os caixas, por exemplo. Pilhas, gomas de mascar, doces, revistas, pequenos aparelhos eletrônicos, e itens de pequeno porte e alto valor agregado merecem posicionamento estratégico, na altura dos olhos de sua equipe.

Invista em tecnologias de segurança

Que as tecnologias de segurança são verdadeiras aliadas na prevenção de furtos dentro da loja não há duvidas. Etiquetas eletrônicas, caixas com sensor, circuito de câmeras de vigilância, cofres de alta segurança são altamente recomendáveis. Porém, antes de correr para comprar todos esses equipamentos faça um levantamento das suas perdas e da sua vulnerabilidade. Realmente vale a pena para sua empresa? Seus prejuízos estão acima do previsto? Se a resposta é SIM, não pense duas vezes.

Como anda  índice de desvio de estoque do seu negócio? Divida conosco, podemos te ajudar a analisar a melhor saída para seu problema!

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