10_erros_estoque

Cuidado! Esses 10 erros podem destruir seu estoque no varejo

Quais são os erros que podem destruir seu estoque no varejo? Essa é uma das respostas mais importantes para você, empresário deste ramo, descobrir.

Afinal, um estoque mal gerenciado pode colocar todo seu negócio a perder.

Pensando em te ajudar a se antecipar aos erros que podem destruir seu estoque no varejo, e alcançar muito mais clientes satisfeitos e sucesso, elaboramos esse artigo completo.

Confira agora!

10 erros que podem destruir seu estoque

Padarias, supermercados e mercearias sabem bem como o estoque é importante para o controle financeiro, para satisfação do cliente final e para o crescimento do negócio como um todo.

A tecnologia ajuda e muito no controle do estoque, mas não é garantia de resolução de todos seus problemas até porque o varejo tem que lidar com imprevistos e perdas diárias, já que a maior parte dos produtos nas gôndolas são perecíveis.

Para te ajudar a entender a raiz do problema, listamos os 10 maiores que podem destruir seu estoque no varejo.

1- Comprar mais do que precisa

Planejar a compra é essencial para evitar um dos maiores erros que podem destruir seu estoque no varejo.

Isso porque uma compra mal planejada leva ao desperdício, ou seja, os produtos podem vencer e será um investimento perdido.

Além disso, comprando mais do que realmente precisa consequentemente terá que ter mais espaço para armazenamento.

E mais! Imagina o quão difícil será fazer o inventário em meio a um estoque com mais do que o necessário? O descontrole financeiro será certo.

Por isso, fica a dica: compre somente o suficiente para suprir as necessidades da sua loja.

2 – Falta de conferência periódica

Se o estoque é a alma do negócio, um dos maiores erros que podem destruir seu estoque no varejo é não o conferir com frequência.

Como? Através do inventário, fazendo isto periodicamente é possível identificar possíveis divergências entre o estoque físico e o que está listado no sistema.

3- Falta de segurança

A falta de segurança é sem dúvida um dos maiores erros que podem destruir seu estoque no varejo.

Se não há um controle de acesso ao estoque e monitoramento através de câmeras, você abre portas para rupturas e até mesmo para o furto de mercadorias.

Portanto, previna-se! Pesquise e invista em equipamentos que podem turbinar a segurança de estoque e evite as perdas.

4- Armazenamento incorreto

Agora te pergunto! Como está o ambiente do seu estoque de forma geral?

Nele tem um controle de temperatura? Você faz o controle PVPS das mercadorias (primeiro que vence é o primeiro que sai)? Como está a conservação das pareces, tem umidade? Há controle de pragas?

Todas essas perguntas estão diretamente relacionadas ao armazenamento, qualidade, controle das peras e segurança alimentar.

Manter aos produtos em altas temperaturas e em ambientes úmidos, por exemplo, não só leva a perdas como coloca a saúde do seu cliente em risco. Aliás, pode significar o fim de todos seus esforços para manter a boa reputação e o sucesso do seu negócio.

Por isso, para evitar este que é um dos maiores erros que podem destruir seu estoque no varejo, observe as condições físicas do estoque.

Ainda, busque aprimorar sempre as técnicas de organização para um bom armazenamento.

5- Não ter controle do que entra e sai

O estoque representa o resultado de todas as mercadorias que entram e saem. Pensando nisso, se não há um controle e registro das movimentações do estoque, seu negócio pode estar fadado ao fracasso.

Para não cometer este erro, que é um dos que tem mais poder de destruir seu estoque no varejo, conscientize os colaboradores da importância da disciplina neste processo de registar as movimentações. Deixar de registrá-las gera inconsistência e estas irão refletir negativamente no controle financeiro.

Uma sugestão para maior controle do estoque é delegar a um colaborador a responsabilidade de registar as entradas e saídas. Além disso, é importante contar com um software de gestão para auxiliar nos gerenciamento de controles operacionais.

Com o envolvimento de todos, o crescimento financeiro da empresa poderá ser destinado também a programas de benefícios para equipe, o que irá gerar motivação, bom desempenho e melhores resultados para o negócio.

6- Falta de padronização no cadastro de produtos

A padronização de cadastro de produtos é essencial para o sucesso do negócio varejista. De maneira simples, se você cadastrar um produto com a descrição incompleta, como irá buscar por este produto no sistema, por exemplo? Pode ocorrer de lançar um produto sem o código correto para este item.

Desse modo, irá fazer com que você acabe dando baixa em outro produto, gerando um descontrole do estoque e de todo processo de compra.

É para estas situações que o código EAN serve. Este é um código padrão que identifica o produto através do código de barras de forma única, permitindo o gerenciamento de cada unidade ou lote do produto.

7- Não conferir as notas fiscais de entrada

Um dos maiores erros que podem destruir seu estoque no varejo é não conferir a mercadoria que entrou no ato do recebimento com a nota fiscal.

Isso porque é neste momento que você pode identificar se o fornecedor enviou a mercadoria na quantidade e/ou preço correto conforme solicitação. Qualquer diferença, irá gerar rupturas no seu estoque e consequentemente prejuízos. Confrontar o pedido com a NF-e é essencial.

Outra dica importante é delegar um funcionário para ser responsável pela área de recebimento.

Do mesmo modo, estabeleça processos de conferência e você otimizará o trabalho de toda equipe para um bom resultado final.

8- Conhecer os hábitos dos consumidores

Sim! Ter uma boa gestão de estoque passa claro pelo estudo dos hábitos de consumo de seu cliente.

Isso está atrelado ao planejamento de compras. Então, para ter os produtos certos no estoque evitando assim o desperdício, conheça os hábitos de seus clientes.

Qual é o perfil do cliente da região onde está estabelecido o seu negócio?

9- Não se antecipar à demanda

Se coloque no lugar de seu cliente ao buscar por um produto que ele já está acostumado a comprar na sua loja e não ter? Ou ainda, este cliente comprar algo que consta em estoque e ficar esperando por dias pela mercadoria, tudo por conta de uma falha no processo de compra e controle do estoque?

Se não quer sofrer com a propaganda negativa de seu negócio ou até mesmo com cancelamentos de compras que levam a prejuízos financeiros, se antecipe à falta do produto.

Para isso, é importante estabelecer métricas que mostrem os produtos com maior saída e assim poderá evitar cometer este que é um dos erros que podem destruir seu estoque no varejo e sempre atender as necessidades de seus clientes sem riscos.

Se antecipar a demanda permite que você consiga melhores preços junto aos fornecedores.

10 – Não ter um estoque mínimo de segurança

Um bom gestor de estoque precisa trabalhar com um estoque mínimo de segurança, a conhecida margem de segurança.

Isso porque mesmo que você tenha feito o cálculo correto para compra das mercadorias, alguns fatores externos ao mercado ou a empresa podem exigir uma demanda maior do que a esperada.

Sendo assim, faça o seu estoque mínimo de segurança para evitar possíveis problemas.

Conclusão

Como você pode ver para cada um dos erros que podem destruir seu estoque no varejo tem uma solução.

Para que estas soluções se tornem viáveis e faça seu negócio crescer ainda mais, é necessário disciplina, equipe treinada e investimento em ferramentas que otimizem o trabalho. Clique Aqui para saber mais sobre uma dessas ferramentas.

Se você gostou das dicas que trouxemos hoje, deixe o seu comentário, curta e compartilhe. Até a próxima!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *