O uso da tecnologia e da internet têm mudado a forma como as pessoas e as empresas se comunicam, negociam, vendem e consomem.
Diante dessa realidade, o varejo vive, atualmente, a era 4.0.
Nessa nova fase, que pode assustar muitos empreendedores, o comércio começa a explorar nossas técnicas e ferramentas de expansão.
Basicamente, no varejo 4.0, as novas tecnologias são postas de forma mais abrangente nos processos de compra.
Dessa forma, é possível transformar a experiência dos consumidores, trazendo uma nova abordagem de vendas, inovadora e eficaz.
Mas calma! Sabemos que são muitas informações e isso pode assombrar um pouco.
Por isso, destacamos neste artigo os principais pontos sobre o varejo 4.0 para que você compreenda melhor sobre o tema.
Então continue a leitura e saiba como começar a inovação do seu negócio na Era Digital!
Afinal, o que é o Varejo 4.0?
O Varejo 4.0 se trata de uma nova era do varejo, onde existe a conciliação das tendências da internet com o mundo real.
Bem, engana-se quem pensa que é nessa fase em que a tecnologia se inseriu no contexto do varejo.
Na verdade, a tecnologia tomou protagonismo da execução de atividades logo na fase do varejo 3.0.
Entretanto, a tecnologia vem com um novo propósito na nova era do Varejo. Isto é, o de aprimorar a experiência de compra e o relacionamento com o cliente.
E por conta do perfil atual do público, essa nova fase é necessária. Também conhecemos esse perfil como consumidor 4.0.
Por isso, ter estratégias que consigam perceber o comportamento do público é a grande sacada para conseguir adaptar o seu negócio e faturar mais.
Nesse contexto, a internet é uma forte aliada, tendo em vista o seu poder de coleta de informações por meio do cadastro de clientes.
Assim, através dessa poderosa ferramenta, os gestores conseguem automatizar todo o marketing, direcionando o conteúdo apropriado para cada cliente.
Com isso, é possível otimizar a experiência do consumidor.
Vale lembrar que esse é um exemplo no vasto mundo de possibilidades que o varejo 4.0 pode fazer para melhorar a relação empresa-cliente.
Benefícios do varejo 4.0
No contexto atual, a qualidade do produto e o preço já não são mais motivos suficientes para a fidelização do cliente.
Isso porque, com a mudança no comportamento do público, a fidelização ocorre de acordo com a experiência no processo da compra, incluindo o suporte pós venda.
Diante disso, as empresas que mergulham no varejo 4.0 e exploram esse mundo de transformações pode se beneficiar nos seguintes aspectos:
Aumentar a produtividade através de sistemas mais tecnológicos;
Ter maior assertividade na criação do marketing do negócio;
Compreender melhor as necessidades do cliente;
Melhorar o relacionamento com o cliente, criando a sensação de exclusividade;
Maior entendimento sobre o público-alvo;
Diferencial competitivo com relação a concorrência.
Ferramentas tecnológicas utilizadas no varejo 4.0
Não existem dúvidas quanto a necessidade da tecnologia no varejo 4.0.
Pode-se dizer que a tecnologia é um dos principais pilares para fortalecer o relacionamento com o cliente.
Dessa forma, a internet e as ferramentas tecnológicas permitem uma maior aproximação do negócio com o público.
Com isso, é notório o estreitamento dos vínculos sociais e emocionais.
E qual o efeito disso? Fidelização!
Diante da importância dos instrumentos tecnológicos, trouxemos aqui as 3 principais ferramentas que deram um salto na transformação digital dos negócios:
Big data e inteligência artificial
Todos os dias, bilhões de pessoas utilizam o Google para realizar inúmeras pesquisas.
Nesse cenário, todas as interações feitas na internet geram dados. Assim, ajudam na hora de tomar uma decisão estratégica.
Por isso o Big Data é tão essencial no varejo 4.0.
Através dessa coleta massiva de dados e tratamento com a seleção das informações relevantes, é possível ter insights para montar a estratégia do seu negócio.
Aliado a isso, a inteligência artificial permite descobrir as preferências de compra dos usuários de determinadas regiões.
Com isso, é possível personalizar ofertas para atingir públicos com maiores chances de conversão em vendas.
Omnichannel
Para conseguir atender de forma otimizada um público maior do que o usual, as empresas passaram a ser omnichannel.
Nessa estratégia, é possível unificar os mais diversos canais de comunicação e vendas de uma empresa.
Dessa forma, é possível ter vendas online através de redes sociais como o WhatsApp, Facebook ou Instagram, e-commerce e marketplaces, por exemplo.
Assim, estando presente em diferentes ambientes, o cliente tem um maior suporte, mantendo sempre o padrão de qualidade e disponibilidade.
CRM
O CRM (Customer Relationship Management) se trata de um sistema desenvolvido com o intuito de gerenciar o relacionamento com o cliente e o setor de vendas.
Desse modo, o CRM é visto como um pilar para a estratégia do novo varejo, por se tratar de uma aplicação no varejo 4.0.
Basicamente, o software tem a capacidade de monitorar o funil de vendas com leads.
Dessa forma, é possível segmentar campanhas para diferentes públicos.
Não somente, através do CRM o seu negócio saberá quais são as ações mais adequadas no pós-venda, um ponto essencial para a fidelização dos clientes.
Automação de processos
Com a automação de processos o tempo das operações é otimizado, tendo em vista que os sistemas conseguem realizar em segundos uma tarefa que um funcionário faria em horas.
Ter a ajuda de tecnologia transfere a responsabilidade para as máquinas deixando os funcionários livres para focar em outras funções no negócio.
A Preço Prático é referência no quesito de sistemas online, contamos com um software que auxilia na criação de cartazes oferta no varejo, reduzindo custos e otimizado tempo.
E aí, ficou curioso e quer aprender como utilizar a tecnologia nos tempos atuais?
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