cartazes para estratégias da sua loja: sessão de frutas no mercado com cartazes oferta sinalizando promoções

Descubra como usar o WhatsApp nas estratégias da sua loja

Você já parou para pensar no quão atrativo é para o cliente ter acesso a produtos e serviços na palma da mão, no horário que ele quiser?

A facilidade que o WhatsApp oferece ao público tem sido alvo para as estratégias de loja. Isto é, mesmo para aquelas que funcionam de maneira física.

Devido ao contexto atual da pandemia da Covid-19, com o fechamento de diversos segmentos do mercado para cumprir as medidas sanitárias, a alternativa que os empresários encontram para oferecer os seus produtos é através do meio online.

Para dar uma visão melhor de como se adaptar ao online pode ser realmente rentável, segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, no primeiro trimestre de 2020, o faturamento com vendas online subiu 47% no Brasil, totalizando R$38,8 bilhões de janeiro a junho.

Diante deste cenário, apostar em canais para divulgar e vender pela internet é, sim, uma forma positiva de impulsionar sua marca.

Mas, para obter sucesso, é necessário saber utilizar essas ferramentas e se comunicar com o público certo.

E então, ficou curioso para saber como apostar nessa estratégia e melhorar o seu relacionamento com o cliente?

Acompanhe a leitura do artigo!

A estratégia de ser multicanal

Consideradas como o futuro do varejo, as estratégias que consistem em adotar formas de atender aos clientes em diversos meios, seja em lojas físicas, e-commerce, aplicativos ou marketplaces são necessárias para garantir a continuidade da empresa.

Na verdade, com o crescimento exorbitante do e-commerce, que oferece grande facilidade de comunicação com o cliente, utilizar novos modelos para expandir suas vendas e o alcance de sua marca é necessário.

Com isso, se você pensa em não ficar para trás no quesito vendas e divulgação, o seu negócio precisa urgentemente de adotar estratégias multicanal.

Claro que existem muitas formas de gerar essa interação digital, entretanto, nesse artigo vamos nos ater a fabulosa ferramenta que é o WhatsApp Business.

Através dela, é possível levar o produto ou serviço a qualquer lugar que o cliente esteja fazendo com que ele seja visto por mais consumidores.

WhatsApp nas estratégias da sua loja: Garantindo vendas

A experiência do cliente tem sido uma pauta bastante abordada, especialmente por aqueles empreendimentos que visam oferecer o melhor para os seus clientes.

Transformar o relacionamento com os clientes em algo agradável e que forneça o máximo de atenção é a meta de todo comércio que deseja fidelizar pessoas e gerar crescimento do negócio.

Vender pela internet possibilita que o cliente entre a qualquer dia e hora em um dos canais da empresa e compre de onde quer que ele esteja.

Esse é um dos fatores que mais contribui para expandir os negócios, divulgar seus produtos e atingir um público maior.

Bem, já sabemos que a internet é o meio que as empresas mais utilizam para divulgar seus produtos e serviços, mas será que é só isso que o WhatsApp pode fazer?

A resposta é não! É comum enxergar que canais de comunicação como esse servem exclusivamente para vendas. Entretanto, muitas outras atividades podem ser feitas por ele.

  • Por exemplo, é possível:
  • Facilitar o gerenciamento dos pedidos;
  • Divulgar preços e promoções;
  • Gerar uma relação estreita de SAC;
  • Fornecer informações de manuseio;
  • Apresentar orientações sobre troca e devoluções.

Na verdade, são inúmeras as funcionalidades que você pode pensar em implementar no momento de desenhar uma estratégia de relacionamento e vendas com o cliente através do WhatsApp.

Assim, através dos canais online, é possível oferecer experiências, tirar dúvidas e disponibilizar vantagens aos clientes. Isso gera conforto, economia e agiliza o processo, tanto para o consumidor como para o empreendedor.

Por que usar o WhatsApp para as estratégias da sua loja?

O WhatsApp surgiu para auxiliar no processo de comunicação, com 2 bilhões de usuários em mais de 180 países.

Nesse sentido, o WhatsApp é a rede social mais popular do planeta, superando inclusive o próprio Facebook.

Somente com esses dados, já podemos supor o poder que esse aplicativo tem.  

Atualmente, com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp representa uma oportunidade comercial gigantesca para lojistas e empresas.

Através deste canal, é possível definir o horário de atendimento ao público, bem como criar mensagens automáticas personalizadas e muitas outras soluções que podem ajudar seu negócio a aumentar o faturamento.

Muitos empresários utilizam ativamente as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, mas poucos sabem como usá-las para aumentar o volume de vendas e acelerar o crescimento do seu negócio.

Funcionalidades do WhatsApp Business para as estratégias da sua loja

O WhatsApp Business possui recursos que permitem gerenciar o público online, além de vender mais. Com ele, é possível aproximar os clientes, devido as seguintes funcionalidades:

Lista de transmissão

O WhatsApp permite o envio de mensagens a todos os contatos, por meio de lista de transmissão, o que ajuda na divulgação de promoções ou de outros canais de venda, como redes sociais ou site.

Melhoria no tempo de resposta com Chatbot

Garantir que o cliente obtenha respostas rápidas, especialmente se a empresa tiver poucos atendentes, é um pré-requisito para ter um bom relacionamento com o cliente.

Nesse sentido, através do Chatbot do WhatsApp você pode agilizar esse retorno, e isso reduz as chances de o cliente desistir da compra.

Os benefícios do bot são tantos que ele pode ser incorporado em todos os segmentos e departamentos. Garantindo assim, economia de tempo e dinheiro à empresa, além de uma experiência agradável ao cliente.

Polichat

O Polichat possibilita que vários operadores atendam um mesmo WhatsApp de forma simultânea, isto é, sem misturar suas respectivas conversas.

Ainda, através do Polichat é possível encaminhar a conversa para que outro usuário possa dar continuidade ao atendimento daquele cliente.

Avaliação de clientes

Por fim, você ainda pode realizar a avaliação dos produtos/serviços e atendimento dentro da própria plataforma, basta criar cartões e coletar avaliações.

Agora que você conhece algumas das funcionalidades do WhatsApp e como implementar na estratégia da sua loja, que tal começar a repensar sua forma de negócio e iniciar uma nova fase digital?

Esperamos que as informações tenham sido válidas para você e além disso, caso deseje encontrar mais artigos para melhorar o seu relacionamento com o cliente, acesse o nosso blog clicando aqui.

Tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários, podemos te ajudar!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *