RH na pandemia

O importante papel do RH na pandemia

Com a evolução da forma de estruturar as empresas, o setor de recursos humanos se tornou protagonista de toda organização, tendo em vista a valorização do capital humano. Assim, a responsabilidade sobre todos os aspectos humanos de uma organização recai sobre o RH, que cuida das políticas de gestão de pessoas.

Bem, quando pensamos na realidade da pandemia do coronavírus, o RH foi e é imprescindível para maior bem-estar no ambiente laboral.

Isso porque o vírus foi capaz de mudar toda a dinâmica de convivência das equipes de trabalho.

Aqui no Brasil, o RH já vinha se transformando significativamente em digital e influenciando nas estratégias organizacionais.

Entretanto, com a situação da pandemia, o departamento se tornou ainda mais importante, para auxiliar os gestores das mais diversas áreas durante a crise.

Atualmente, vemos o constante trabalho das equipes de RH das organizações para conter o avanço do vírus, com políticas de distanciamento social.

Não somente, o RH também tem lidado com os impactos da pandemia nos empregos, prezando o mínimo de demissões possível.

Continue a leitura desse artigo e saiba quais os principais desafios das equipes de RH na pandemia e como o setor tem lidado com o home office!

A importância do RH em uma empresa e o seu papel na pandemia

Na Era digital na qual vivemos no momento atual, as empresas estão focadas em três pilares: tecnologia, processos e pessoas.

Nesse cenário, o RH costuma a ser vinculado às pessoas, entretanto, em momentos de emergência como a que vivemos, o setor passa a se expor a todos esses elementos.

Isso porque, com a adoção do distanciamento social e medidas sanitárias, o RH passou a utilizar sistemas baseados em dados para gestão da empresa.

Vamos pensar em um exemplo prático para simplificar melhor a compreensão.

Muitas empresas estão trabalhando no método de rodízio de funcionários, para não lotar totalmente o chão de fábrica ou por afastamento por suspeita de covid-19.

Nessa perspectiva, o RH precisa tomar decisões sobre como manter a organização produtiva e funcionando mesmo no cenário fora do “normal”.

Além disso, ainda temos as situações comuns do dia a dia laboral, como os afastamentos, férias, escalas.

Como você pode notar, existem muitas variáveis e o RH é o grande protagonista na organização dessa situação.

Pensando na perspectiva do colaborador, o setor de RH se mostra como um parceiro fundamental para manter as boas relações de trabalho.

Isso porque o RH é o departamento que oferece suporte aos colaboradores, auxiliando em conflitos e situações difíceis.

Desafios encontrados pela equipe de RH durante a pandemia

Home office 

Para evitar aglomerações, uma das primeiras medidas adotadas pelas organizações logo no início da pandemia foi o Home Office.

A implementação repentina desse modelo de trabalho pegou de surpresa muitos gestores de RH, que precisaram repensar uma série de cuidados.

Desse modo, a gestão do home office se tornou um desafio, tendo em vista a necessidade de cumprir a legislação vigente para evitar problemas jurídicos.

Engajamento

Para quem estava acostumado a lidar diariamente com os colegas de trabalho, o home office e o trabalho híbrido geraram certo desalinhamento em algumas equipes.

Sem dúvidas, pensar em métodos para garantir a produtividade e o engajamento dos colaboradores em um cenário como esse não é uma tarefa fácil.

Por isso, a presença do RH é de suma importância, para tentar reequilibrar os times e reduzir a ansiedade e o estresse dos colaboradores.

Segurança

Existem determinadas atividades que não podem ser realizadas via home office, necessitando da presença dos colaboradores na empresa.

E agora, o que fazer para que a disseminação do vírus não saia do controle?

Bem, é aí que entra o RH, trazendo políticas de cautela e responsabilidade para a atuação dos profissionais em seus ambientes de trabalho.

O RH precisou adaptar a rotina para conseguir:

  • Orientar todos os funcionários sobre a proliferação do vírus
  • Treinar os funcionários para a utilização correta dos equipamentos
  • Demonstrar sobre a higienização, uso de máscara e a utilização de álcool em gel
  • Orientar sobre a proibição de aglomerações e estabelecimento do distanciamento social

Métodos adotados para gerenciar as equipes em home office

Como explicamos anteriormente, o RH tem se tornado cada vez mais virtual, digital e automatizado.

Nesse cenário, o gerenciamento das equipes em home office passa a ter um menor grau de dificuldade.

Bem, é claro que não é a mesma coisa tratar sobre determinados assuntos sem olhar nos olhos das pessoas.

Entretanto, estamos nos adaptando às telinhas e a tendência é que os modelos tecnológicos de comunicação prevaleçam mesmo após a pandemia.

É inegável que, no cenário do Home Office, as empresas que adotam sistemas de RH eficientes, flexíveis e digitais apresentam maior segurança e sucesso nos negócios.

Você gostou desse conteúdo? Leia o nosso artigo sobre porque funcionários bem-humorados geram mais lucro! Clique aqui e acesse o conteúdo.

Ah, aqui no blog do preço prático você encontra bastante material voltado para Recursos Humanos.

Então fique à vontade para navegar e ler!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *