Recursos Humanos: Saiba porque funcionários bem-humorados geram mais lucro

Os mal-humorados que nos perdoem, mas bom humor é fundamental – inclusive no ambiente de trabalho. O humor nem sempre é um traço observado na hora de contratar, mas deveria, pois a alegria, entusiasmo e alto-astral dos profissionais bem-humorados podem elevar os lucros da empresa de maneira expressiva. Quer saber como o bom humor da sua equipe pode ajudar o negócio a conquistar bons resultados? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!

Profissionais bem-humorados atendem melhor

Pessoas bem-humoradas ficam de bem com a vida e com os outros! Isso reflete na qualidade do atendimento. O bom humor irradia e contagia os clientes, especialmente quando esse traço é aliado a características como educação e gentileza. No final das contas, essa característica da equipe pode influenciar – e muito – nas decisões de compra dos consumidores e no nível de satisfação dos clientes.

O clima organizacional é mais positivo quando há bom humor

Quando a equipe é bem-humorada, o clima organizacional costuma ser mais saudável e positivo. Os profissionais sentem-se satisfeitos, trabalham com sinergia e têm prazer ao executar as tarefas. Ainda que o trabalho seja sério e demande compromisso, os profissionais bem-humorados conseguem agregar alegria e leveza na execução, o que impacta positivamente o clima organizacional.

Os relacionamentos interpessoais tendem a ser saudáveis

Quem não gosta de ficar perto de pessoas alegres, entusiasmadas, otimistas e bem-humoradas? Não dá para negar que é agradável conviver com profissionais que não perdem o brilho e o sorriso, apesar das dificuldades. É ótimo trabalhar com gente que sabe ver o lado bom das coisas e consegue colocar para cima quem está para baixo, pois essas pessoas conquistam a simpatia e confiança dos colegas. Por essas e outras, os relacionamentos interpessoais tendem a ser mais saudáveis quando a equipe é bem-humorada. Isso vale não apenas para o contexto profissional, já que o bom humor também é positivo para as relações sociais e familiares.

Bem-humorados não gastam tempo com fofocas

Quem é bem-humorado está tão focado na própria vida e no próprio trabalho que não gasta tempo com fofocas e picuinhas que comprometem o desempenho da empresa. As conversas maledicentes não fazem parte da rotina dos bem-humorados, afinal, esse tipo de coisa é associado à negatividade, além de não fazer bem a quem é alvo da fofoca. Logo, o que não é bom não merece ser dito.

A produtividade é maior quando a equipe é bem-humorada

O mau humor traz consigo o péssimo rendimento no trabalho. O bom humor, por sua vez, favorece a produtividade, impulsiona a motivação, desperta a criatividade, une a equipe, diminui a ansiedade e reduz significativamente os níveis de estresse. Tudo isso contribui efetivamente para que o trabalho seja mais produtivo e gere mais lucros para a organização.

Viu como o bom humor pode impactar as empresas? Você acredita nisso ou acha que o estado de espírito dos profissionais não interfere no desempenho no trabalho? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários. Até a próxima e continue de olho nas novidades do nosso blog!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *