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Melhorando a experiência do cliente no varejo em 8 passos

Ter uma experiência de compra positiva é um fator determinante para que um simples consumidor se torne cliente de uma loja.

Quando essa pessoa chega ao seu estabelecimento, ela tem uma expectativa sobre o local, obviamente esperando ter um bom atendimento, orientações relacionadas às sessões, suporte e qualidade na infraestrutura.

Mesmo ciente dessas expectativas, muitos lojistas ainda permitem que ocorram falhas sérias, seja por erro de gestão ou falta de treinamento dos funcionários.

Nesse contexto, é inegável que os perfis dos consumidores mudam com o passar dos anos, entretanto, a qualidade e bom atendimento nunca devem ser deixados de lado.

Diante dessa realidade, você deve buscar entender as expectativas do cliente e oferecer a melhor experiência na sua loja.

Continue a leitura e aprenda como fazer isso em 8 passos!

1.      Seja Omnichannel

Se você deseja melhorar a experiência do seu cliente, então esteja o mais presente possível na vida dele.

É por isso que a ideia de ter uma loja na versão omnichannel é tão fascinante.

Isso porque diversos canais de venda possibilitam que os produtos oferecidos pela loja sejam disponibilizados para o cliente em qualquer plataforma que ele acesse.

Essa estratégia tem ganhado bastante notoriedade graças a expansão do uso dos dispositivos móveis. Nesse contexto, os consumidores estão sempre conectados de alguma forma, seja nos sites, redes sociais ou páginas de venda.

2.      Humanize o seu atendimento

Seja na loja física ou através da venda virtual, nunca deixe de lado a humanização do seu atendimento.

Ter uma proximidade que permite uma conversa com o cliente, mesmo que seja através de um chatbot, é um ponto fundamental para engajar o público.

Para as situações que dependem de uma equipe de vendas, é de suma importância que os gestores ofereçam treinamento para esses colaboradores.

3.      Ofereça um atendimento eficiente e rápido

Aquele famoso ditado “tempo é dinheiro” também se aplica à experiência do cliente.

Por isso, buscar formas de atender esse público de forma rápida e eficiente evita a perda de vendas.

Afinal, quem gostaria de passar horas em uma fila para comprar apenas alguns produtos? Ou ter dificuldade para encontrar um atendente que sane as suas dúvidas?

Por isso, busque alternativas que facilitem o processo de compra do cliente, seja com adesão a tecnologias ou aumento na capacidade de atendimento.

4.      Use o marketing sensorial como sua fiel escudeira

O supermercado é um prato cheio para experiências sensoriais, e esse atributo não pode ser desperdiçado.

Então, se o seu objetivo é influenciar o cliente a comprar através de estratégias que ativem o psicológico, utilize as técnicas do marketing sensorial.

Busque parcerias com marcas que ofereçam opção de degustação. Através dessa experiência, o cliente poderá se sentir influenciado a levar para casa o produto.

5.      Organize visualmente a sua loja

Um bom aspecto visual é uma característica importante para melhorar a experiência do cliente.

Isso porque lojas desorganizadas e mal sinalizadas podem deixar o público perdido, e sem vontade de continuar naquele estabelecimento.

Por isso, é necessário planejar uma estratégia para melhorar a comunicação de seu supermercado por meio da organização.

A dica é planejar um ambiente visualmente confortável e com fácil acesso aos olhos do cliente, provavelmente você perderá as vendas. 

Além disso, os cartazes de preços precisam estar em harmonia com a organização dos itens, pois a comunicação visual é um grande influenciador na decisão de compra.

6.     Esteja disponível e ofereça suporte ao seu cliente

Não se restrinja a oferecer para o seu cliente um bom atendimento somente no momento da compra.

O suporte pós-venda refletirá na recorrência desse cliente no seu estabelecimento.

Por isso, mantenha um canal de comunicação que funcione bem, seja ele por telefone, posto de atendimento ou redes sociais.

Além disso, mantenha a equipe bem treinada para responder todas as dúvidas do consumidor de forma integral.

7.      Realize pesquisa de satisfação

Mesmo depois de pensar em diversas formas de melhorar o atendimento do seu cliente, procure saber a visão dele sobre a sua estratégia.

Você só saberá o que está funcionando e o que não vai tão bem através das palavras dos clientes.

Por isso, esteja aberto a reclamações e sugestões.

Então, dê espaço para seu cliente avaliar o atendimento ou o produto, e com essas informações, será possível melhorar o atendimento ao público.

8.      Automatize os seus processos

Por último, e não menos importante: utilize a tecnologia a seu favor!

Automatizar os processos referentes a sua loja melhora a experiência do cliente, seja por oferecer maior agilidade ou facilidade no momento da compra.

Além dos pontos positivos notados pelos clientes, os gestores também se beneficiam ao otimizar os processos com automatização.

Então, por exemplo, a criação de cartazes de ofertas através de sistemas online pode economizar bastante tempo e padronizar toda a loja.

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Esperamos que as informações tenham sido válidas para você e caso deseje encontrar mais artigos para melhorar o seu relacionamento com o cliente, acesse o nosso blog clicando aqui!

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Rafaela

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