o que é branding

Branding o que é? e quais vantagens pode gerar a sua empresa

Em um mercado cada vez mais competitivo, se destacar apenas com ofertas de produtos e serviços já não é mais suficiente.

Isso porque, na Era digital em que vivemos, a disseminação das informações e ideias se tornou tão rápida que nem mesmo as gigantes do mercado conseguem manter a sua originalidade por muito tempo.

Nessa perspectiva, investir no branding se tornou a solução para as empresas que desejam se destacar das outras marcas do mercado.

Mas afinal, do que se trata o Branding de empresas? Quais as vantagens? Como aplicar essa estratégia?

Todas essas questões serão respondidas no decorrer desse artigo, então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é branding?

A palavra branding vem do verbo da língua inglesa “to brand” que significa “marcar”, e se trata do processo de construção de uma marca.

Observe que branding está no gerúndio e isso não é por acaso! 

Esse é um processo que está em constante mudança, pois as marcas estão em movimento, não são conceitos estáticos.

Basicamente, o branding tem como função transmitir a identidade e valores da empresa para o mundo através de elementos como: 

  • Nome;
  • Logomarca;
  • Identidade visual (cores, fonte, design gráfico);
  • Tom de voz da marca na publicidade e no conteúdo;
  • etc;

Dessa forma, o branding consegue passar para o público a essência da marca desde pequenas até grandes ações.

A importância do branding para a sua empresa

O branding é uma das principais estratégias utilizadas pelos times de marketing para construir uma personalidade para a marca.

Dessa forma, a empresa poderá criar uma melhor aproximação com o cliente, visto que o público começa a se identificar com a marca.

Inclusive, quando existe uma imagem consolidada, é possível até cobrar preços mais elevados, tendo em vista o valor que é atribuído para a sua marca.  

Vantagens

Veja as vantagens do branding para a sua empresa:

A sua loja se torna mais atrativa

Ao investir no branding da sua empresa, você cria uma boa percepção.

Dessa forma, tanto os consumidores quanto a equipe de trabalho passam a ver com bons olhos a sua loja.

Essa é uma grande vantagem, visto que o público pode ser retido graças ao engajamento e reputação.

Além disso, marcas bem posicionadas no mercado atraem talentos, então, o nível dos seus colaboradores e fornecedores ainda pode aumentar. 

Distingue a sua marca da concorrência

Um branding bem feito diferencia a sua marca da concorrência, pois a sua empresa se expressará de forma única, não importa o ambiente em que ela está inserida.

Então, independente do ponto de contato do consumidor, ele sempre perceberá os valores que sustentam o seu produto ou serviço.

Gera mais valor ao negócio

A longo prazo, o branding bem construído se transforma em ativos da empresa, gerando uma maior valorização.

Muitas pessoas se enganam ao pensar que apenas grandes empresas podem gerar essa percepção de valor.

Pequenos e médios negócios podem e devem investir em branding!

Conquistar clientes mais qualificados

Com o branding bem consolidado, os clientes que você atrairá são aqueles que compreendem o valor da sua empresa.

Isso ocorre porque, por trás de cada compra, a marca construiu uma identidade visual que valoriza cada produto e cada serviço que é oferecido.

Como aplicar o branding na minha empresa?  

O branding não é algo construído do dia para noite, essa é a primeira coisa que você deve ter em mente.

Para ter um branding bem feito, é necessário bastante estudo, pesquisa e planejamento.

Então, para isso, é recomendado ter a orientação de um time especializado no assunto.

Dessa forma, a sua empresa será muito mais assertiva e as práticas selecionadas trarão mais êxito para a marca.

Mas, de forma geral, a aplicação do branding deve ocorrer das duas seguintes formas:

Com a construção da identidade visual

Uma identidade de marca bem construída e consolidada deve ser uma das prioridades na estratégia de branding.

Isso porque é esse elemento que representa visualmente o que você deseja passar para o público. 

Por isso, a identidade visual precisa ter características marcantes, que agreguem valor ao produto ou serviço vendido no seu negócio. 

PDV

Os PDVs são de suma importância no processo de compra, afinal, a maior parte das pessoas toma a decisão de compra nesses locais.

Por isso, é necessário que o branding seja feito no PDV, para que o consumidor perceba a identidade da marca.

Então, para dar o pontapé nessa estratégia, a dica de ouro é trabalhar no elemento que está sempre em destaque nos setores dos supermercados: os cartazes de oferta.

Esses itens precisam ser padronizados e bem feitos, para que o ambiente se torne agradável, visualmente atrativo, além de transmitir todas as informações necessárias para a compra.

E para ter um design nesse nível, a recomendação é que você utilize softwares específicos para a criação dos cartazes.

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