como realizar um bom pós-venda

Bom pós-venda: veja as 8 formas de fazer isso!

Para que uma venda seja concretizada, diversos fatores são determinantes nessa ação.

Entre elas, a experiência anterior do cliente na loja.

Sem dúvidas, fazer um bom pós-venda é essencial para a fidelização dos seus clientes.

Isso porque, quando o cliente sai da sua loja ou site, a sua relação com ele não deve ser finalizada ali.

Naturalmente, o pós-venda trará imensos benefícios ao estabelecimento, tendo em vista que, os próprios clientes se tornam promotores da sua marca, devido a excelência no atendimento.

Bem, pensando na relevância do pós venda, elencamos 8 dicas para realizar uma essa ação, com estratégias infalíveis.

Continue a leitura e saiba como conquistar clientes mesmo após o processo de compra!

Qual a importância do pós-venda?

O pós venda é um momento de suma importância, tanto para o negócio quanto para o cliente.

Isso porque, essa ação mostra para o cliente o quanto o seu negócio está preocupado com ele, indo além da sua vontade de vender.

Consequentemente, o negócio ganha, tendo em vista que o pós-venda representa a pré-venda da próxima venda.

Parece redundante, mas essa é a realidade.

No processo de vendas, é necessário nutrir todo o ciclo para que a máquina gire!

Dicas e estratégias para realizar um bom pós venda

1. Tenha o pós-venda atrelado a cultura da sua empresa

Deve estar muito claro na mentalidade dos colaboradores da sua empresa o quão importante é o pós venda.

Por isso, treine todos os funcionários para que todos estejam engajados com as ações relacionadas ao pós-vendas.

Dessa forma, ficará evidente na cultura da sua empresa que os profissionais mantêm uma abordagem empática ao cliente.

2. Mostre que você quer ouvir o cliente

Saiba que o que os clientes mais querem de uma empresa é a oportunidade de ser ouvido.

Por isso, é de extrema importância que, no pós-venda, o seu estabelecimento esteja disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer.

Então, busque sempre fazer pesquisas de satisfação.

Nesse contexto, as pesquisas poderão ser feitas via SMS, formulários online ou WhatsApp, por exemplo.

Entretanto, para quem ainda gosta da moda antiga, as caixas de sugestões e o totem eletrônico são opções interessantes também.

3. Faça o consumidor se sentir especial

Tem algo melhor do que se sentir especial? É essa sensação que você deve proporcionar ao seu cliente, se desejar que ele retorne para o seu estabelecimento!

Por isso, desenvolva estratégias para tal, de forma a fortalecer a sua relação com o consumidor.

A dica aqui é oferecer benefícios, cashback, clube de descontos e muito mais!

4. Estude a concorrência e realize um bom pós-venda

Você realizou a compra em algum estabelecimento e gostou da forma como foi tratado? Que tal estudar a estratégia utilizada para implementar no seu supermercado?

Afinal, que mal faz realizar um benchmarking?

Na verdade, estudar a concorrência faz parte dos processos mercadológicos e você deve entender o cenário do varejo para ter bons insights do que fazer para a sua loja.

Outra dica é abrir espaço para os seus colaboradores contribuírem com ideias também!

Então, caso eles conheçam novas abordagens de pós-vendas e novidades, instigue-os a trazer isso para a sua marca.

Mas preste atenção: o intuito não é copiar a concorrência! A sua marca deve utilizar a ideia como inspiração, mas abordar de forma criativa e melhorada.

5. Ofereça diversos canais de comunicação para o seu cliente

Para uma maior comodidade, o seu estabelecimento deve oferecer canais de comunicação adequados para os seus clientes.

Dessa forma, é possível fortalecer o relacionamento pós-venda no varejo, através de canais facilitadores de diálogos.

Entre eles, podemos citar aqueles voltados para as tecnologias que estão presentes na palma das mãos dos clientes.

Então, aposte em SAC via redes sociais, SMS, WhatsApp, email etc.  

6. Mapeia os desejos do cliente

Você sabia que a tecnologia hoje consegue mapear os desejos do cliente antes mesmo de ele finalizar a compra ?

Atualmente, através de softwares, é possível conhecer o histórico de compras e o hábito de consumo dessas pessoas.

Ferramentas do Google, por exemplo, conseguem realizar esse mapeamento, enviando sugestões em forma de publicidade online.

Lembre-se sempre que antecipar os desejos do cliente é o conhecimento mais poderoso que você tem sobre o seu consumidor!

7. Humanize o atendimento ao cliente para realizar um bom pós-venda

A humanização do atendimento é um assunto que está em pauta nos últimos anos e isso tem um motivo: a nova geração de consumidores precisam se sentir individualizados e especiais.

Por isso, ganha a fidelidade desses consumidores através de convites que o façam se sentir exclusivos.

A dica aqui é enviar mensagens personalizadas em datas comemorativas importantes, como o aniversário do cliente, Natal, Páscoa, Black Friday etc.

Nessas chamadas, ofereça descontos especiais e a oportunidade de experimentar novos produtos!

Dessa forma, você mostrará ao seu cliente que você se importa com ele.

8. Monitoramento dos resultados

Por fim, e não menos importante, monitore os resultados do seu pós-venda.

Observe se a forma que você e a sua equipe estão adotando é realmente eficiente.

Para isso, use ferramentas estatísticas e os dados para entender sobre o ritmo de retenção de clientes.

E por falar em fidelização de cliente, você já utiliza a tecnologia para agilizar o atendimento? Leia o artigo sobre ChatBot aqui no nosso blog e saiba como essa ferramenta pode mudar positivamente a sua relação com o cliente!

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