tecnologia como aliada em tempos de crise: mão segurando o celular com qr code para pagar as compras.

Aprenda usar a tecnologia como aliada em tempos de crise

Os dados diariamente apresentados nos telejornais e na internet não mentem, o Brasil vive em uma crise geral, que atinge toda a economia do país.

Tendo em vista esse cenário, especialmente devido ao contexto pandêmico, empresários varejistas estão em uma constante busca para manter a continuidade dos negócios.

Muitas coisas mudaram de março de 2020 até hoje, onde várias lojas físicas passaram por meses fechadas, para cumprir as medidas sanitárias.

Nesse cenário, se reerguer não tem sido uma tarefa fácil e buscar por inovação é a luz no fim do túnel dos varejistas.

Dessa forma, para driblar os problemas enfrentados em tempos de crise, a alternativa de ouro é utilizar a tecnologia a favor da sua loja.

A tecnologia não pode ser dita como coisa do futuro. Na verdade, ela faz parte do nosso presente, e deve ser aplicada desde já.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, somente no primeiro trimestre de 2020, o Brasil teve um aumento de 47% nas vendas online.

Com isso, podemos notar como as tecnologias que aproximam os consumidores do varejo, mesmo que de forma virtual, impactam nessas lojas.

Tendo em vista tamanha vantagem, nesse artigo, te ensinaremos a usar a tecnologia como aliada em tempos de crise como esses.

Acompanhe a leitura do artigo!

Vantagens de usar a tecnologia como aliada no varejo

Melhoria na experiência do cliente

Sem dúvidas, a experiência do cliente é um fator que é preciso levar em consideração quando falamos em reter essas pessoas para serem fiéis consumidores.

Para isso, a tecnologia pode ser uma ferramenta bastante valiosa para fortalecer essa relação.

Existem diversas formas de causar impactos positivos no consumidor através da tecnologia, entre elas, podemos citar:

  • Menos tempo de espera em filas;
  • Escolher produtos no conforto de casa;
  • SAC disponível em redes sociais;
  • Comunicação facilitada;
  • Melhor assistência pré e pós venda.

Aumento da produtividade

Quando o varejo conta com sistemas e equipamentos mais eficientes, é possível que haja a facilitação do trabalho para os funcionários.

Dessa forma, uma mesma equipe pode produzir o dobro, tendo ao seu dispor ferramentas que auxiliam nas tarefas do dia a dia.

Mas para que tudo ocorra de forma correta, é necessário treinar esses colaboradores, para que faça o uso correto dessas tecnologias.

Otimização de processos com a automatização

Quando as atividades repetitivas são realizadas por máquinas, sobra tempo para que os funcionários possam dedicar os seus esforços para atividades que agreguem maior valor.

Dessa forma, podemos notar que, ao automatizar essas atividades, aumenta-se a qualidade de atendimento.

Além disso, antigos gargalos de processos, como o registro de informações em gigantescas planilhas podem ser facilmente realizados por softwares de gestão.

Como usar a tecnologia como aliada no varejo

Estratégia Omnichannel

Como citamos no início deste artigo, as vendas digitais geraram grandes impactos positivos em 2020, e a tendência é aumentar esses índices.

Tendo em vista esse cenário, o varejista precisa adaptar a sua loja para oferecer a opção de vendas online.

Essa atividade pode ser feita pelas mais diversas vias.

Quando nos referimos ao Omnichannel, é possível citar as vendas online através de redes sociais como o WhatsApp, Facebook ou Instagram, vendas pelo e-commerce, marketplace e muito mais!

Novas formas de pagamento

Tradicionalmente, as lojas do varejo recebem formas de pagamentos como dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, carnês, ticket alimentação, bem como cheque e boletos.

Essas foram as formas disponíveis no mercado por anos. Entretanto, os tempos são outros, e agora, existem novos meios para realizar pagamentos.

De acordo com pesquisas feitas pela MasterCard, uma das maiores empresas do setor de pagamento, 90% das pessoas estão dispostas a conhecer e utilizar novas tecnologias para realizar pagamentos.

Na verdade, muitas pessoas já começaram a se adaptar a essa nova realidade.

Tecnologias como PIX, PicPay, QR code, bem como pagamento por aproximação de SmartWatch já são tendências no mercado.

Cloud computing para a gestão

A computação na nuvem é uma importante aliada para empresas dos mais diversos setores, em todo o mundo.

Essa tecnologia permite otimizações de processos que eram impossíveis no modelo On premise.

Muitos de nós já utilizamos a tecnologia na nuvem, mesmo sem perceber, principalmente para armazenar arquivos, como no Drive ou Dropbox.

No varejo, o uso de sistemas e banco de dados na nuvem permite que diversos gestores consigam ter acesso aos dados e inventário da loja, mesmo fora do escritório.

Automatização dos processos é uma forma de usar a tecnologia como aliada!

Com a automatização dos processos é possível reduzir custos operacionais, além disso, é possível otimizar o tempo dos funcionários.

Quando ocorre a automatização de atividades manuais, menos erros acontecem, acelerando assim, o tempo de execução de atividades.

Então, por exemplo, em supermercados, diariamente é necessário atualizar cartazes e isso demanda bastante tempo dos cartazistas.

Para otimizar esse processo, é possível utilizar o sistema online  Preço Prático para criar centenas de cartazes rapidamente, totalmente padronizados.

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