A gestão do varejo requer conhecimento em diversas áreas do conhecimento, afinal, um supermercado precisa lidar com situações multidisciplinares no dia a dia.
Diante dessa realidade, o artigo de hoje explora o fortalecimento da marca e ganho de visibilidade, afinal, esses são pontos críticos que merecem bastante atenção.
Assim, todos os aspectos envolvendo os elementos da identidade visual e o despertar de sensações conscientes e inconscientes precisam ser bem geridos para ter bons resultados.
Mas afinal, o que um supermercado pode ter de retorno com o fortalecimento da marca? Sem dúvidas, esse fortalecimento fomenta uma maior lucratividade anual do negócio.
Ou seja, ao trabalhar em aspectos que vão além da venda em si, o supermercado pode ter um fluxo de caixa positivo muito melhor!
Continue a leitura e aprenda dicas simples para turbinar a sua empresa!
Seja diferente dos demais
Para se destacar frente ao público, sem dúvidas o estabelecimento precisa ter atitudes distintas da concorrência.
Em um supermercado, as oportunidades são imensas, afinal, esse é um estabelecimento que vende infinitos tipos de produtos.
Dentre as estratégias, as mais famosas são aquelas que estimulam os sentidos dos clientes.
Então, você pode espalhar fragrâncias pela loja para tornar o ambiente agradável, oferecer degustações gratuitas, manter o ambiente impecável, sempre limpo e arejado.
Todas essas atitudes corroboram para uma experiência de compra de excelência.
Como consequência, o cliente sentirá vontade de retornar para a sua loja.
Defina e conheça público alvo
Para agradar alguém, você deve conhecer os gostos e as características dessa pessoa, certo?
Com os consumidores essa prática também se aplica!
Quando o gestor define o público-alvo, torna-se mais fácil atender as expectativas desses consumidores.
Dessa forma, é possível estudar por exemplo os hábitos, tipos de compra, frequência de visita a loja e muito mais.
Assim, o gestor consegue traçar estratégias mais assertivas para esses clientes.
Com isso, o fortalecimento da marca se torna evidente, pois o público consegue se identificar com o estabelecimento, gerando uma relação de intimidade e confiança.
Monitore a concorrência
No mundo dos negócios, monitorar o vizinho é estratégico!
Por isso, nunca deixe de acompanhar o que a concorrência está fazendo, quais são os seus erros e acertos.
Dessa forma, são extraídas dessas análises bons frutos, visto que será possível identificar falhas que não devem ser repetidas e sucessos que podem reforçar a sua marca.
Aposte nas redes sociais para fortalecer a sua marca e ganhar visibilidade
Não tem como falar em maior visibilidade sem vincular as redes sociais, afinal, estamos vivendo em um cenário onde a maioria das pessoas estão conectadas.
As redes sociais são totalmente valiosas para os negócios, tendo em vista o seu aspecto de canal direto de comunicação além de ser fonte de informações.
Então, se você deseja fidelização, aposte na interação com os seus clientes através de contas business no Instagram, Facebook ou WhatsApp.
Essa pode ser uma das formas mais fáceis de reduzir a distância na comunicação entre você e o seu cliente.
Além disso, prestar serviços consultivos e de suporte online têm o poder de melhorar o relacionamento com o seu cliente.
Envie e-mail marketing para fortalecer a sua marca
E-mail marketing não é uma estratégia tão recente, mas vale a pena reforçar esse tipo de ferramenta como estratégia de fortalecimento da marca.
Na verdade, quando as ações de e-mail marketing são bem planejadas, é possível ter boas conversões em venda.
Assim, enviar os folhetos promocionais, campanhas e ofertas imperdíveis podem chamar bastante atenção dos clientes.
E é claro que as inovações tecnológicas não poderiam ficar de fora dessa estratégia! Por isso, a dica é utilizar ferramentas de automação de marketing.
Com elas, é possível segmentar e personalizar os e-mails que serão enviados.
É preciso fortalecer a identidade visual da sua marca
Como temos abordado ao longo dos nossos artigos, a identidade visual é um fator imprescindível para um supermercado.
Isso porque essa é uma das formas mais eficientes de “entrar na mente” do consumidor.
Por isso, os supermercados precisam apostar em designs e paletas de cores que passem a mensagem dos valores e segmentos da empresa.
Para melhorar essa sintonia, pode ser viável pesquisar o seu público para entender que tipo de visão do seu negócio ele tem.
Com os resultados, os gestores conseguem identificar pontos de fraqueza e força na identidade visual e em seguida buscar otimizar esses aspectos.
Diante disso, a padronização e personalização da marca tende a oferecer um melhor fortalecimento da sua empresa.
Tendo em vista esse apelo estético, sem dúvidas, os cartazes que populam os supermercados precisam passar uma boa impressão, não é mesmo?
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