Precificação de produtos: moça olhando para as prateleiras do supermercado.

Precificação de produto: aprenda a calcular o preço de venda

Precificar corretamente um produto é a chave para se manter em uma posição estratégica no varejo, afinal, esse segmento é um dos mais concorridos do mercado.

Ter noção do público no qual a sua empresa lida, bem como o nível da concorrência são fatores imprescindíveis para precificar um produto.

Em especial, para negócios que contém uma quantidade muito grande de produtos, como os supermercados, é necessário estudar a fundo todas as variáveis que são importantes para precificar esses itens na loja.

Continue a leitura do artigo e aprenda com a gente como calcular a precificação de produtos de forma correta!

O que é preço de venda? E como realizar a precificação do produto?

Em primeiro lugar, é necessário entender o conceito do que seria o preço de venda.

Basicamente, o preço de venda é definido baseado em três variáveis: custo, despesas e por fim, o lucro.

Veja o que cada uma delas representa:

Custos

Os custos são todos aqueles gastos, sejam eles fixos ou variáveis, que têm ligação direta com a produção de um produto.

Nesse caso, podem ser incluídos custos com conta de água e luz, pagamento de salário, compra de matéria-prima e estoque.

Ou seja, os custos são investimentos que você faz para que os produtos ou serviços estejam disponíveis para o cliente final.

Despesas

As despesas fazem parte do conjunto de gastos necessários para a manutenção do negócio.

Nessa variável, são incluídos todos os gastos relacionados à venda desse produto, isto é, seja ele a comissão dos vendedores ou compra para material de escritório.

Lucro

O lucro é definido como o valor que é gerado com a receita das vendas subtraindo os custos e despesas.

Nesse cenário, para que a loja esteja lucrando, esse valor deve ser positivo.

Dessa forma, o comércio não estará perdendo dinheiro com as vendas falhas.

Cálculo do lucro:

Lucro = receita – custos – despesas

Calculando o preço de venda para realizar a precificação de produto

Agora que você conhece todas as variáveis envolvidas, essa é a hora de definir um preço de venda ideal para os itens do seu varejo.

A fórmula é a seguinte:

Preço de venda = custos + despesas + lucro

Trocando em miúdos, a sua empresa deve calcular qual o investimento necessário para disponibilizar um determinado produto ouserviço para o cliente, em seguida analisar a margem de lucro desejado.

O resultado disso será o preço de venda de repasse para o cliente.

E por falar em margem de lucro, você sabe quais são os fatores que podem influenciar na sua decisão para a porcentagem desse lucro?

Observe esses dois fatores:

A influência da concorrência no preço de venda

O preço praticado pelo mercado é um parâmetro muito importante para a tomada de decisão do varejista ao precificar um produto ou serviço.

Nesse cenário, o gestor do mercado precisa levar em consideração qual o papel dele naquele mercado: oferecer produtos bem baratos e com margem de lucro baixa, mas ele também pode optar por manter o atendimento de qualidade.

Diante dessa situação, é preciso oferecer no mínimo uma das duas condições, afinal, o concorrente pode oferecer até mesmo as duas e você perderá clientes.

A perspectiva do cliente sobre o preço

Ao definir o preço de um produto ou serviço é necessário que o varejista tenha a visão do cliente como parâmetro também.

Isso porque a perspectiva do cliente sobre o preço do produto reflete diretamente no que chamamos de ideia de valor.

Então por exemplo, mesmo que um determinado produto na sua loja seja um pouco mais caro que no concorrente, se a sua loja oferece mais comodidade e qualidade de atendimento, cria-se uma ideia de valor naquele produto.

Por isso, oferecer produtos exclusivos e experiências de excelência são fundamentais para os lojistas serem o diferencial frente à concorrência.

Dica de ouro: utilize Sistemas Online para criação de cartazes de precificação de produto

Sem dúvidas, preços bem aparentes e que geram uma motivação de compra é uma importante estratégia para melhorar a sua margem de vendas.

Então, para realizar essa precificação dos produtos de forma eficiente, os sistemas online para criação de cartazes são muito importantes.

Com os sistemas online, é possível criar centenas de cartazes rapidamente, padronizar a comunicação e reduzir os custos operacionais da sua loja.

Ainda, os cartazes têm a capacidade de engajar o seu cliente, fazendo com que ele volte a visitar a loja.

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