Não deixe sua equipe fazer feio: 6 posturas inaceitáveis para se ter em frente aos clientes

Tem uma estratégia de marketing digital para a sua loja virtual? Legal. Bons  produtos disponíveis? Ótimo! Mas não pense que isso é o suficiente para ter o seu cliente satisfeito. Tenha  uma postura adequada diante do seu cliente. São suas ações, e de seus colaboradores, que constroem a imagem da sua empresa e garantem que seu cliente respeite mais o seu negócio.

Para te ajudar a causar uma boa impressão separamos uma lista do que não fazer diante dos clientes. São erros fatais que podem fazer com que sua empresa perca vendas. Confira!

Guarde o seu celular para quando estiver sozinho

Com certeza você já passou pelo desconforto de estar diante de seus amigos ou familiares e perceber que metade deles não saem do celular, seja na internet ou em uma ligação. Imagine agora a mesma situação, mas inclua seus colaboradores e seus clientes. Não há nada mais deselegante do que não prestar atenção no que um consumidor diz, quer ou precisa. Por isso, você e seus colaboradores devem evitar utilizar o celular em posições de contato com o público, como nos caixas e nos corredores.

Deixe o lanche para mais tarde

Evite se alimentar na frente dos seus clientes. O ambiente de trabalho é um lugar para estar focado e concentrado em atender bem quem estiver presente, além de ser um local que precisa estar sempre bem apresentável. Então se alimente sempre nas áreas destinadas para isso e deixe sua área de trabalho sempre limpa e organizada. O que nos leva para a próxima dica:

Cuide da aparência

Se sua área de trabalho acumula papéis e itens desorganizados, lixos nos lugares errados ou tem uma aparência desleixada, os seus clientes vão pensar que você também é desleixado. Cuide da limpeza e manutenção, principalmente na área da empresa onde os clientes circulam. Uma apresentação organizada, limpa e bonita agrega valor não apenas pra seu negócio, mas para os produtos que você comercializa!

Desligue a rádio peão

Rádio peão, para quem não conhece, é uma expressão muito usada para se referir aos boatos que correm pelos corredores da empresa. Evite-os sempre, mas principalmente na frente de clientes. Repassar informações internas não oficiais é uma postura nada profissional que pode manchar a sua imagem. Para os gestores, uma boa dica é combater as fofocas com informações. Quando as pessoas sabem de alguma coisa, não precisam fofocar sobre ela.

Esteja apresentável

A apresentação dos funcionários de um PDV é fundamental para gerar valor e confiança nos clientes. Por isso a adoção de uniformes e padrões de vestuário é altamente recomendada. Além disso, vale ficar atento na maneira de pentear os cabelos e no uso de acessórios como brincos, alargadores e piercings. Dependendo da imagem que sua empresa pretende passar e do público-alvo, alguns desses acessórios podem contribuir negativamente.

Transmita segurança ao seu cliente

Este erro é muito perigoso. É preciso que todos os colaboradores e principalmente os líderes – como gerentes e coordenadores – conheçam não apenas a localização dos produtos no PDV, mas também as políticas da empresa. Demonstrar desconhecimento de algum procedimento ou produto para um cliente pode desmoralizar esse profissional e, de quebra, contribuir para um pensamento negativo sobre a instituição.

Dentre todas as dicas permeia o sentido de bom senso. Ele deve ser o guia para seu comportamento e o de seus colaboradores. Tente sempre pensar como um cliente e lembre-se das coisas que te incomodam quando está nessa posição.

Tem mais alguma dica para essa lista? Deixe nos comentários!

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