Você já parou para pensar no quão atrativo é para o cliente ter acesso a produtos e serviços na palma da mão, no horário que ele quiser?
A facilidade que o WhatsApp oferece ao público tem sido alvo para as estratégias de loja. Isto é, mesmo para aquelas que funcionam de maneira física.
Devido ao contexto atual da pandemia da Covid-19, com o fechamento de diversos segmentos do mercado para cumprir as medidas sanitárias, a alternativa que os empresários encontram para oferecer os seus produtos é através do meio online.
Para dar uma visão melhor de como se adaptar ao online pode ser realmente rentável, segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, no primeiro trimestre de 2020, o faturamento com vendas online subiu 47% no Brasil, totalizando R$38,8 bilhões de janeiro a junho.
Diante deste cenário, apostar em canais para divulgar e vender pela internet é, sim, uma forma positiva de impulsionar sua marca.
Mas, para obter sucesso, é necessário saber utilizar essas ferramentas e se comunicar com o público certo.
E então, ficou curioso para saber como apostar nessa estratégia e melhorar o seu relacionamento com o cliente?
Acompanhe a leitura do artigo!
A estratégia de ser multicanal
Consideradas como o futuro do varejo, as estratégias que consistem em adotar formas de atender aos clientes em diversos meios, seja em lojas físicas, e-commerce, aplicativos ou marketplaces são necessárias para garantir a continuidade da empresa.
Na verdade, com o crescimento exorbitante do e-commerce, que oferece grande facilidade de comunicação com o cliente, utilizar novos modelos para expandir suas vendas e o alcance de sua marca é necessário.
Com isso, se você pensa em não ficar para trás no quesito vendas e divulgação, o seu negócio precisa urgentemente de adotar estratégias multicanal.
Claro que existem muitas formas de gerar essa interação digital, entretanto, nesse artigo vamos nos ater a fabulosa ferramenta que é o WhatsApp Business.
Através dela, é possível levar o produto ou serviço a qualquer lugar que o cliente esteja fazendo com que ele seja visto por mais consumidores.
WhatsApp nas estratégias da sua loja: Garantindo vendas
A experiência do cliente tem sido uma pauta bastante abordada, especialmente por aqueles empreendimentos que visam oferecer o melhor para os seus clientes.
Transformar o relacionamento com os clientes em algo agradável e que forneça o máximo de atenção é a meta de todo comércio que deseja fidelizar pessoas e gerar crescimento do negócio.
Vender pela internet possibilita que o cliente entre a qualquer dia e hora em um dos canais da empresa e compre de onde quer que ele esteja.
Esse é um dos fatores que mais contribui para expandir os negócios, divulgar seus produtos e atingir um público maior.
Bem, já sabemos que a internet é o meio que as empresas mais utilizam para divulgar seus produtos e serviços, mas será que é só isso que o WhatsApp pode fazer?
A resposta é não! É comum enxergar que canais de comunicação como esse servem exclusivamente para vendas. Entretanto, muitas outras atividades podem ser feitas por ele.
- Por exemplo, é possível:
- Facilitar o gerenciamento dos pedidos;
- Divulgar preços e promoções;
- Gerar uma relação estreita de SAC;
- Fornecer informações de manuseio;
- Apresentar orientações sobre troca e devoluções.
Na verdade, são inúmeras as funcionalidades que você pode pensar em implementar no momento de desenhar uma estratégia de relacionamento e vendas com o cliente através do WhatsApp.
Assim, através dos canais online, é possível oferecer experiências, tirar dúvidas e disponibilizar vantagens aos clientes. Isso gera conforto, economia e agiliza o processo, tanto para o consumidor como para o empreendedor.
Por que usar o WhatsApp para as estratégias da sua loja?
O WhatsApp surgiu para auxiliar no processo de comunicação, com 2 bilhões de usuários em mais de 180 países.
Nesse sentido, o WhatsApp é a rede social mais popular do planeta, superando inclusive o próprio Facebook.
Somente com esses dados, já podemos supor o poder que esse aplicativo tem.
Atualmente, com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp representa uma oportunidade comercial gigantesca para lojistas e empresas.
Através deste canal, é possível definir o horário de atendimento ao público, bem como criar mensagens automáticas personalizadas e muitas outras soluções que podem ajudar seu negócio a aumentar o faturamento.
Muitos empresários utilizam ativamente as redes sociais, como Facebook e WhatsApp, mas poucos sabem como usá-las para aumentar o volume de vendas e acelerar o crescimento do seu negócio.
Funcionalidades do WhatsApp Business para as estratégias da sua loja
O WhatsApp Business possui recursos que permitem gerenciar o público online, além de vender mais. Com ele, é possível aproximar os clientes, devido as seguintes funcionalidades:
Lista de transmissão
O WhatsApp permite o envio de mensagens a todos os contatos, por meio de lista de transmissão, o que ajuda na divulgação de promoções ou de outros canais de venda, como redes sociais ou site.
Melhoria no tempo de resposta com Chatbot
Garantir que o cliente obtenha respostas rápidas, especialmente se a empresa tiver poucos atendentes, é um pré-requisito para ter um bom relacionamento com o cliente.
Nesse sentido, através do Chatbot do WhatsApp você pode agilizar esse retorno, e isso reduz as chances de o cliente desistir da compra.
Os benefícios do bot são tantos que ele pode ser incorporado em todos os segmentos e departamentos. Garantindo assim, economia de tempo e dinheiro à empresa, além de uma experiência agradável ao cliente.
Polichat
O Polichat possibilita que vários operadores atendam um mesmo WhatsApp de forma simultânea, isto é, sem misturar suas respectivas conversas.
Ainda, através do Polichat é possível encaminhar a conversa para que outro usuário possa dar continuidade ao atendimento daquele cliente.
Avaliação de clientes
Por fim, você ainda pode realizar a avaliação dos produtos/serviços e atendimento dentro da própria plataforma, basta criar cartões e coletar avaliações.
Agora que você conhece algumas das funcionalidades do WhatsApp e como implementar na estratégia da sua loja, que tal começar a repensar sua forma de negócio e iniciar uma nova fase digital?
Esperamos que as informações tenham sido válidas para você e além disso, caso deseje encontrar mais artigos para melhorar o seu relacionamento com o cliente, acesse o nosso blog clicando aqui.
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