setorização de supermercados

Descubra a importância de setorizar supermercados

Você sabia que a correta setorização do supermercado faz parte da estratégia para obter sucesso?

Isso mesmo! Clientes que conseguem se nortear com mais facilidade têm a tendência a comprar mais.

Aposto que você já desistiu de comprar em algum negócio em que as seções eram confusas e desorganizadas.

E essa é uma reação comum entre os clientes. Por isso, não deixe que esse fenômeno se repita no seu estabelecimento!

É de suma importância oferecer uma experiência de compra de excelência para o cliente.

Então, para otimizar a orientação das pessoas com relação a sua loja, é necessário apostar em estratégias de setorização eficientes.

Para te ajudar nessa missão, nós da Preço Prático desenvolvemos esse conteúdo com a importância da setorização e além disso, trouxemos para você dicas valiosas para realizar essa atividade.

E aí, preparado para absorver essas informações super importantes para a sua gestão?

Então, continue a leitura desse artigo!

Um supermercado com setorização, vende mais

O consumidor 3.0, como foi descrito por Philip Kotler, é um perfil que tem como preferência o conforto e bom atendimento.

Assim, mesmo que esse consumidor tenha que pagar um pouco mais, contanto que o estabelecimento ofereça agilidade, esse será o local de compra dele.

Por isso, se você deseja atender os anseios do perfil de consumidor 3.0, o seu estabelecimento precisa contar com um layout que forneça facilidade.

Isso porque é de suma importância para esses clientes encontrar os produtos que deseja, sem precisar se esforçar muito.

Além disso, a setorização tem a capacidade de incitar o consumidor a comprar produtos que antes não estava planejado, mas por estar presente na seção, acaba por ser adicionado no carrinho.

Outro ponto de atenção é que a setorização tem uma enorme importância na questão da fidelização dos clientes.

No resumo da Ópera, ao setorizar o supermercado, as chances de agradar os novos consumidores é maior e, portanto, o faturamento também.

Afinal, o estabelecimento consegue atender aos requisitos de agilidade e clareza no processo de compra.

Dicas para setorização do supermercado

Agora que você o quão importante é setorizar supermercados, então lá vai algumas dicas para aplicar de forma eficiente essa estratégia no seu negócio:

Analise o espaço físico do seu supermercado

Todo bom gestor de supermercado precisa ter um olhar crítico sobre o seu estabelecimento, em especial, o layout.

A forma como os produtos são exibidos, a comunicação das ofertas, modo que estão expostos , os pontos fracos e fortes devem ser observados.

Dessa forma, é possível definir qual será a melhor distribuição do mobiliário que carregará os produtos.

Lembre-se sempre que a sua loja deve parecer convidativa! Por isso, não acumule produtos demais nessa área, para não dar a impressão de “poluição visual”

Além disso, lembre-se de não exagerar na quantidade de prateleiras.

A recomendação é que elas não ocupem mais do que 40% da área total do supermercado.

O importante é criar um ambiente no qual os clientes possam caminhar com tranquilidade e conforto.

Organize de acordo com a classe de produtos

Os supermercados contam com uma diversidade de produtos bem grande, e por isso, muitas vezes existem algumas divergências do tipo “Em que setor colocar X produto?”.

Para facilitar esse processo de decisão, então, separamos aqui os setores padrão da maioria dos supermercados:

  • Açougue;
  • Adega;
  • Bebidas;
  • Biscoitos e Snacks;
  • Bomboniere;
  • Churrascaria;
  • Congelados;
  • Embalagens;
  • Hortifrutis;
  • Latarias e conservas;
  • Laticínios;
  • Limpeza e Higiene;
  • Massas, Cereais, Molhos e Condimentos;
  • Padaria;
  • Perfumaria.

Fique atento com relação ao mobiliário

O mobiliário do supermercado é o esqueleto de sustentação dos produtos e então, eles devem ser adequados a sua demanda.

Vale salientar que, quando os painéis e as prateleiras não são adequados, o supermercado pode perder vendas e ser desvalorizado.

Por isso, invista em expositores com tons mais neutros, deixando o destaque das cores para os rótulos dos produtos.

Além disso, essas peças precisam estar de acordo com a paleta de cores da identidade visual da loja.

Cuidado com os preços trocados na prateleira

Esteja atento aos preços na prateleira e além disso, evite erros de atualização mantendo a etiquetagem em dia.

Ter preços trocados na gôndola é desconfortável para os consumidores, que se sentem enganados nessas situações.

Não deixe as prateleiras vazias

Mantenha profissionais repositores sempre monitorando a rotatividade dos produtos para realizar a substituição imediata, não deixe de modo alguma faltar itens básicos nas prateleiras.

Dessa forma, o cliente nunca deixará a sua loja frustrado por não encontrar o produto que ele precisa.

Não se esqueça de oferecer promoções

As promoções geram uma sensação de que o consumidor está economizando no seu estabelecimento.

Por isso, ofereça ao público essa “colher de chá” e faça com que as pessoas prefiram frequentar o seu supermercado recheado de ofertas.

Ah, e não se esqueça de divulgar essas promoções do jeito certo!

Conte com o sistema Online de cartazes da Preço Prático para criar cartazes incríveis, bem como padronizados.

Assim, você poderá destacar as ofertas, placas de promoção e sinalização com maior eficiência!

E aí, esse conteúdo sobre setorização de supermercado foi relevante para você? Nós da Preço Prático oferecemos muito mais!

Acesse o nosso blog e veja o nosso artigo sobre posicionamento de gôndolas!

A equipe da Preço Prático preparou tudo com carinho para você!

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!
Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *