Você sabia que a correta setorização do supermercado faz parte da estratégia para obter sucesso?
Isso mesmo! Clientes que conseguem se nortear com mais facilidade têm a tendência a comprar mais.
Aposto que você já desistiu de comprar em algum negócio em que as seções eram confusas e desorganizadas.
E essa é uma reação comum entre os clientes. Por isso, não deixe que esse fenômeno se repita no seu estabelecimento!
É de suma importância oferecer uma experiência de compra de excelência para o cliente.
Então, para otimizar a orientação das pessoas com relação a sua loja, é necessário apostar em estratégias de setorização eficientes.
Para te ajudar nessa missão, nós da Preço Prático desenvolvemos esse conteúdo com a importância da setorização e além disso, trouxemos para você dicas valiosas para realizar essa atividade.
E aí, preparado para absorver essas informações super importantes para a sua gestão?
Então, continue a leitura desse artigo!
Um supermercado com setorização, vende mais
O consumidor 3.0, como foi descrito por Philip Kotler, é um perfil que tem como preferência o conforto e bom atendimento.
Assim, mesmo que esse consumidor tenha que pagar um pouco mais, contanto que o estabelecimento ofereça agilidade, esse será o local de compra dele.
Por isso, se você deseja atender os anseios do perfil de consumidor 3.0, o seu estabelecimento precisa contar com um layout que forneça facilidade.
Isso porque é de suma importância para esses clientes encontrar os produtos que deseja, sem precisar se esforçar muito.
Além disso, a setorização tem a capacidade de incitar o consumidor a comprar produtos que antes não estava planejado, mas por estar presente na seção, acaba por ser adicionado no carrinho.
Outro ponto de atenção é que a setorização tem uma enorme importância na questão da fidelização dos clientes.
No resumo da Ópera, ao setorizar o supermercado, as chances de agradar os novos consumidores é maior e, portanto, o faturamento também.
Afinal, o estabelecimento consegue atender aos requisitos de agilidade e clareza no processo de compra.
Dicas para setorização do supermercado
Agora que você o quão importante é setorizar supermercados, então lá vai algumas dicas para aplicar de forma eficiente essa estratégia no seu negócio:
Analise o espaço físico do seu supermercado
Todo bom gestor de supermercado precisa ter um olhar crítico sobre o seu estabelecimento, em especial, o layout.
A forma como os produtos são exibidos, a comunicação das ofertas, modo que estão expostos , os pontos fracos e fortes devem ser observados.
Dessa forma, é possível definir qual será a melhor distribuição do mobiliário que carregará os produtos.
Lembre-se sempre que a sua loja deve parecer convidativa! Por isso, não acumule produtos demais nessa área, para não dar a impressão de “poluição visual”
Além disso, lembre-se de não exagerar na quantidade de prateleiras.
A recomendação é que elas não ocupem mais do que 40% da área total do supermercado.
O importante é criar um ambiente no qual os clientes possam caminhar com tranquilidade e conforto.
Organize de acordo com a classe de produtos
Os supermercados contam com uma diversidade de produtos bem grande, e por isso, muitas vezes existem algumas divergências do tipo “Em que setor colocar X produto?”.
Para facilitar esse processo de decisão, então, separamos aqui os setores padrão da maioria dos supermercados:
- Açougue;
- Adega;
- Bebidas;
- Biscoitos e Snacks;
- Bomboniere;
- Churrascaria;
- Congelados;
- Embalagens;
- Hortifrutis;
- Latarias e conservas;
- Laticínios;
- Limpeza e Higiene;
- Massas, Cereais, Molhos e Condimentos;
- Padaria;
- Perfumaria.
Fique atento com relação ao mobiliário
O mobiliário do supermercado é o esqueleto de sustentação dos produtos e então, eles devem ser adequados a sua demanda.
Vale salientar que, quando os painéis e as prateleiras não são adequados, o supermercado pode perder vendas e ser desvalorizado.
Por isso, invista em expositores com tons mais neutros, deixando o destaque das cores para os rótulos dos produtos.
Além disso, essas peças precisam estar de acordo com a paleta de cores da identidade visual da loja.
Cuidado com os preços trocados na prateleira
Esteja atento aos preços na prateleira e além disso, evite erros de atualização mantendo a etiquetagem em dia.
Ter preços trocados na gôndola é desconfortável para os consumidores, que se sentem enganados nessas situações.
Não deixe as prateleiras vazias
Mantenha profissionais repositores sempre monitorando a rotatividade dos produtos para realizar a substituição imediata, não deixe de modo alguma faltar itens básicos nas prateleiras.
Dessa forma, o cliente nunca deixará a sua loja frustrado por não encontrar o produto que ele precisa.
Não se esqueça de oferecer promoções
As promoções geram uma sensação de que o consumidor está economizando no seu estabelecimento.
Por isso, ofereça ao público essa “colher de chá” e faça com que as pessoas prefiram frequentar o seu supermercado recheado de ofertas.
Ah, e não se esqueça de divulgar essas promoções do jeito certo!
Conte com o sistema Online de cartazes da Preço Prático para criar cartazes incríveis, bem como padronizados.
Assim, você poderá destacar as ofertas, placas de promoção e sinalização com maior eficiência!
E aí, esse conteúdo sobre setorização de supermercado foi relevante para você? Nós da Preço Prático oferecemos muito mais!
Acesse o nosso blog e veja o nosso artigo sobre posicionamento de gôndolas!
A equipe da Preço Prático preparou tudo com carinho para você!