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Black Friday no Varejo: como se preparar

Chegamos em novembro, um mês bastante esperado pelos consumidores, devido a Black Friday, esse evento é considerado como a maior data do varejo e, para 2021, as expectativas são altas.

Você não vai querer perder essa oportunidade de angariar clientes aproveitando a Black Friday, não é mesmo?

Então, continue a leitura e veja como preparar o seu negócio para a data mais desejada entre varejistas e consumidores!

Acompanhe.

Qual a origem do Black Friday no Brasil/Mundo?

Você já parou para se perguntar como surgiu a tão famosa Black Friday?

Há muitos anos, vemos nos noticiários sobre as grandes filas das liquidações no exterior, contudo, a Black Friday é algo que ganhou força recentemente no Brasil.

Aqui no país, a Black Friday teve a sua primeira edição em 2010, seguindo o modelo americano.

Nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu com o objetivo de esvaziar os estoques “velhos” para as novidades do Natal. 

Nesse cenário, o termo teve alta relevância no final da década de 60.

Isso porque, a polícia da Filadélfia adotou o termo “Black Friday” tendo em vista o caos que era causado nas ruas e no trânsito na sexta-feira do evento.

Era comum que vários comerciantes saíssem nas ruas em seus carros e a pé para aproveitar o movimento do feriado prolongado e conseguir vender os seus produtos. 

Entretanto, para mudar o cunho do termo, os lojistas passaram a associar a data como um período de retorno aos lucros. 

Qual sua importância para o varejo?

Desde muito tempo, a Black Friday é vista como um momento de lucros para os negócios, afinal, o volume de vendas é bem maior nesse período.

Nesse contexto, na crise em que o mundo vive atualmente, onde há a queda natural do consumo, aproveitar datas que alavancam as vendas é de suma importância.

Na Black Friday, a situação não é diferente.

Atualmente, essa data se equipara a outras datas comemorativas de grande peso para o varejo, como o dia das mães, páscoa e natal.

Por isso, se você não quer perder a oportunidade de aumentar a sua receita, esse é o mês de dar aquele gás no estoque e se preparar para a Black Friday!

Quais as expectativas para 2021 e como se preparar?

De acordo com um estudo realizado pela Neotrust/Compre&Confie, em 2020, a Black Friday teve um total R $3,86 bilhões de faturamento aqui no Brasil, com ticket médio de R $723,37.

Para 2021, as expectativas também são altas! 

A Black Friday é esperada por milhões de consumidores e, de acordo com a Méliuz, mais de 70% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday.

Com isso, o público é enorme e as oportunidades também, então, você deve se preparar a altura para receber os clientes da Black Friday.

Veja só algumas dicas valiosas:

Não engane os seus clientes, ofereça descontos reais! 

Falsas ofertas trarão menos credibilidade para o seu estabelecimento, tendo em vista que o novo perfil do consumidor preza transparência.

Por isso, busque sempre praticar descontos reais, com todas as informações referentes à promoção.

Prepare a logística

Não adianta ofertar ao que você não pode entregar! 

Então, prepare toda a sua cadeia logística para atender ao aumento das demandas referentes a Black Friday.

Essa ação é de suma importância para que a sua loja não entre em uma bola de neve nas entregas com a chegada do natal. 

Planeje o estoque do seu varejo para a Black Friday

Mais vendas é sinônimo de estoque girando.

Então, não deixe de lado o gerenciamento do seu estoque! Esteja atento à saída de produtos e verifique a necessidade de reposição do estoque. 

De preferência, planeje com antecedência a média de vendas.

Ofereça promoções de itens de desejo.

Do que adianta fazer uma Black Friday somente com produtos que não tem saída? 

Provavelmente, o resultado dessa campanha não será um grande sucesso.

Nesse contexto, ofereça descontos nos produtos mais vendidos do seu negócio, de forma a atrair ainda mais os clientes.

Essa estratégia gerará venda dos demais produtos de sua loja.

 Preocupe-se com a fidelização do cliente

Sem dúvidas, se você deseja conquistar clientes, a Black Friday é uma excelente oportunidade.

Por isso, dê motivos para que ele se torne fiel à sua loja. 

Então, quando ele realizar suas compras na Black Friday, ofereça um atendimento de excelência e faça com que volte em outra oportunidade, como no natal, por exemplo!

A importância dos cartazes de ofertas para as divulgações da Black Friday no varejo

A grande sacada da Black Friday é que esse evento está presente nos mais diversos canais de venda, desde online até no PDV.

Na internet, investir no design e na estrutura do site é de suma importância para que o cliente tenha uma melhor experiência de compra.

Inclusive, as redes sociais são ferramentas excelentes para divulgar a Black Friday da sua loja.

Para ler mais sobre a influência das redes sociais no varejo, clique aqui

Já nas lojas físicas, as ofertas precisam ser divulgadas em cartazes personalizados, padronizados e que facilitem a leitura das informações.

E sabe como você pode conseguir cartazes de excelência para a sua Black Friday?

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