Estratégias de marketing para supermercados

9 estratégias de Marketing para aplicar em supermercados

Com o surgimento da pandemia, os varejistas tiveram o desafio de atrair os consumidores através de outros diferenciais além do preço.

Afinal, em um período instável e com o aumento de custos, manter os menores preços não é fácil. Entretanto, esse desafio permite aprender formas de conquistar os clientes e até fidelizá-los.

Mas como fazer isso?

Bem, é necessário ser inventivo e conhecer boas práticas para ter um negócio de sucesso e, atualmente, existem muitos métodos para te ajudar com isso. Um exemplo é o marketing, uma ótima maneira de ter sucesso nas vendas.

Pensando nesse fator, este artigo dispõe de 9 estratégias de marketing que os varejistas podem aplicar em supermercados.

E se você não quer perder nenhuma delas, confira agora o que separamos para você!

Boas vendas!

Estratégia 1: seja inteligente no posicionamento dos seus produtos

Você conhece o ditado “o que os olhos não veem, o coração não sente”? Bem, este é um ditado popular que faz bastante jus à realidade. Por isso, você deve utilizá-lo ao seu favor. 

Ou seja, é importante pensar: o que os meus clientes desejam ver? O que faz com eles encham os olhos ou salivem de vontade?

Ao pensar nisso, você deve posicionar estrategicamente e na altura dos olhos os itens mais atrativos. Assim, você pode colocar bebidas, salgados e alimentos feitos na hora, por exemplo, em prateleiras do alto, enquanto deixa doces e chocolates nas de baixo.

Isso faz com que um adulto veja mais facilmente comidas deliciosas e oportunistas e as crianças tenham os doces ao alcance dos olhos – e das mãos!

2ª estratégia: fomente um ambiente agradável e envolvente

Naturalmente, as pessoas passam mais tempo onde se sentem bem! Por isso, você pode utilizar estratégias nos seguintes fatores do supermercado:

  • Iluminação;
  • Cores;
  • Organização do espaço;
  • Cheiro do ambiente;
  • Temperatura e;
  • Rádio do supermercado.

Nessa estratégia, o marketing sensorial deve estar ao seu lado e cada escolha que envolve os sentidos deve estar atrelada ao objetivo que você quer passar!

Estratégia 3: menos é mais!

Se você vai a uma loja grande e percebe um espaço vazio em uma prateleira, você logo se pergunta se há alguma promoção ou se interessa pela qualidade do produto. Afinal, se algo deveria estar ali, mas está em tão pouca quantidade, o produto deve oferecer grandes vantagens! 

Pois saiba que é exatamente assim que o seu cliente pensa. Por isso, diminua a quantidade de alguns itens nas prateleiras e dê a impressão de produtos muito desejados!

Estratégia 4: menos é bom, mas vazio é demais!

Atenção!

Seja cuidadoso, não tire elementos demais e nem deixe suas estantes vazias! Isso pode dar a impressão de que seu supermercado não tem variedade ou não tem condições de investir nos produtos. 

Estratégia 5: adquira cestas e carrinhos grandes!

Durante essa leitura, você já percebeu que o marketing visual é fundamental para as vendas do supermercado. Mais um exemplo disso é o tamanho dos objetos para carregar os produtos da loja.

Afinal, se uma pessoa carrega poucos itens em um carrinho ou cesta, ela tem a impressão de que pode levar um pouco mais para suprir os espaços!

Estratégia 6: invista na seção de conveniência!

O caminho percorrido pelo cliente na fila até o caixa é um percurso que o varejista pode explorar muito bem! Isso ocorre, pois durante a espera, o consumidor olhará à própria volta e ficará tentado ao que estiver perto e seja atrativo. 

Estratégia 7: invista no cross merchandising

Uma ótima maneira de vender itens com baixa rotatividade é juntá-los com itens por associação. Por exemplo, as chances de vender um pote de biscoitos na seção de biscoitos pode ser maior do que se ele estivesse na seção de utensílios.

Essa junção fomenta uma ideia na cabeça de alguém que talvez não fosse comprar o pote separadamente.

Leia mais sobre essa técnica que pode gerar bons resultados em nosso artigo sobre Cross Merchandising.

Estratégia 8: faça promoções!

Não há marketing mais poderoso do que preços baixos. Por isso, cai bem realizar promoções, conquistar os clientes e ainda ganhar pela quantidade de vendas!

Você pode aproveitar produtos de alta rotatividade ou mesmo aqueles que já estejam com prazos de validade menores para oferecer um desconto! 

Assim, todos saem ganhando, inclusive a “divulgação boca-a-boca” devido aos baixos preços da sua loja! 

Estratégias de marketing para supermercados: a 9 garante que seus clientes conheçam as suas ofertas!

Não basta fazer promoção para vender bem, é necessário que os clientes saibam que você tem determinado produto com preço baixo!

Por isso, você deve investir em cartazes profissionais para divulgar as suas ofertas!

E com o Preço Prático, isso se tornou ainda mais fácil! Portanto, conheça os nossos planos e garanta também as ferramentas fundamentais para que seu cliente conheça os seus preços!

A partir disso, você tem a certeza de um trabalho qualificado e do fortalecimento da sua marca como consequência! Está pronto para alavancar suas vendas? 

Então visite o nosso site e confira nossas oportunidades para você! 

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