software de gestão para supermercado

7 dicas para escolher o software de gestão para supermercado

O mercado muda a todo momento, tendo em vista as novas necessidades dos consumidores.

Diante disso, para acompanhar esses processos de transformação, varejistas do ramo do supermercado precisam tomar decisões embasadas em dados reais.

Mas como fazer isso?

Bem, é aí que entram as soluções tecnológicas para tornar as táticas de vendas mais estratégicas.

Nesse contexto, além do ERP, os softwares de gestão são grandes aliadas para o crescimento e sustentação do negócio.

Continue a leitura desse artigo e assim, conheça 7 dicas valiosas para escolher o melhor software de gestão para o seu supermercado!

Acompanhe!

O que se deve saber antes de contratar um sistema de gestão para supermercados

Será que qualquer sistema de gestão pode ser aplicado no seu supermercado? 

Definitivamente, a resposta é não! 

Um sistema de gestão pode ter um desempenho ótimo para determinados tipos de negócios, enquanto para outros, não é efetivo.

Nessa realidade, o empreendedor precisa abrir os olhos para compreender o que acontece ao seu redor, mas também quais são as necessidades do supermercado.

Sem dúvidas, conseguir identificar os problemas do negócio e além disso, ter uma visão holística dele é fundamental para conseguir selecionar o melhor sistema de gestão.

Vantagens da automação dos sistemas 

Quando o sistema de gestão é bem escolhido, o seu supermercado poderá desfrutar das seguintes vantagens:

  • Aumento na produtividade;
  • Maior organização;
  • Redução de erros;
  • Controle de estoque;
  • Maior eficiência no atendimento;
  • Segurança fiscal;
  • Controle financeiro;
  • Tomada de decisão com base em dados;
  • Redução da burocracia;
  • Melhoria no desempenho dos funcionários;
  • Suporte técnico adequado.

O que avaliar ao escolher um software de gestão de supermercados?

Agora que você conheceu algumas das inúmeras vantagens que é ter um sistema de gestão no seu supermercado, vejamos 7 dicas para escolher o melhor software para o seu negócio:

1. Analise a necessidade do seu supermercado

Qual problema você deseja resolver? Quais são as suas urgências? É preciso ter isso em mente no momento da escolha do software de gestão.

Isso porque, no mercado, existem diversas opções e é capaz do empreendedor se perder nesse momento.

Bem, é muito difícil encontrar um software que abarque absolutamente todas as necessidades.

Mas foque em escolher aquele que tenha os atributos essenciais para as atividades que você precisa automatizar.

2. Encontre o software focado no seu segmento

É de suma importância que você encontre um sistema focado em supermercados.

Cada modelo de negócio tem as suas próprias particularidades, em especial os supermercados, com suas inúmeras operações.

Por isso, ter um software que atenda, no mínimo, as atividades do dia a dia, facilita bastante o trabalho dos administradores.

3. Avalie a estrutura do software de gestão de supermercado

Você tem os equipamentos necessários para suportar o sistema de gestão que você deseja contratar?

Então, essa situação deve ser bem avaliada, tendo em vista que esse quesito muda de sistema para sistema.

Então, por exemplo, há softwares que funcionam na nuvem, sem a necessidade de um servidor local.

Em contrapartida, há aqueles que necessitam desses servidores locais.

Atualmente, seja um supermercadista de loja ou de uma rede grande, a dica é investir em softwares que operam na nuvem, tendo em vista a praticidade, bem como a segurança.

4. Contrate um software de gestão de supermercado que atenda às exigências da legislação brasileira

Muitos softwares são estrangeiros e além disso, podem fugir um pouco das exigências da legislação brasileira.

Por isso, é de suma importância contratar sistemas de gestão para supermercados que cumpram os requisitos, em especial, aqueles exigidos pela LGPD.

Além disso, aqui no Brasil, a carga tributária é complexa e o não cumprimento dela pode gerar diversos problemas.

Dessa forma, ao escolher um software de gestão, preste bastante atenção ele atenda às obrigações fiscais no seu PDV.

Assim, você evitará retrabalhos e problemas com a Receita Federal.

5. Fique de olho no grau de dificuldade de implantação e nível de Suporte 

Os seus funcionários serão os protagonistas na atuação do sistema de gestão, por isso, é muito importante acompanhar o processo de implantação e uso.

A curva de aprendizado do software deve acompanhar o nível de conhecimento da sua equipe.

Caso contrário, o engajamento, bem como a produtividade serão baixos.

Por isso, a dica é implementar o básico e com o tempo adicionar novos recursos à ferramenta.

Não somente, preze pelos fornecedores de softwares que apresentem um bom suporte e atendimento ao usuário para auxiliar a sua equipe nas futuras dúvidas.

6. Dê prioridade a softwares de gestão que tenham um bom nível de integração

A integração com outros softwares que você já utiliza no seu supermercado é imprescindível para levar seus negócios para o próximo nível.

Dessa forma, é possível gerenciar melhor todo o supermercado, aumentando o potencial de controle e reduzindo os custos operacionais. 

7. Conheça bem o fornecedor do Software

É de suma importância que você conheça bem o histórico e além disso, que tenha referências de clientes anteriores do fornecedor.

Dessa forma, você poderá escapar de futuros problemas que venham aparecer no seu software de gestão.

Nunca coloque os dados da sua empresa nas mãos de fornecedores duvidosos por conta de uma leve diferença de preço.

Foque sempre em parceiros com boa estrutura, profissionais capacitados e que forneçam qualidade. 

Automatize os seus cartazes também com o software de gestão para supermercado!

Ei, você sabia que é possível automatizar o processo de criação de cartazes no seu supermercado também?

Com a Preço Prático você pode!

Somos referência no quesito sistemas online de criação de cartazes ofertas no varejo!

Isso porque, através do nosso sistema, você pode criar centenas de cartazes padronizados em poucos minutos!

Para conhecer nosso sistema e realizar um teste grátis, clique aqui!

Você gostou desse artigo? Então, leia sobre as 5 vantagens da automatização de cartazes de oferta no varejo! Confira mais conteúdos em nosso blog.

Fique por dentro dos nossos conteúdos semanais!

Fique tranquilo, nunca enviaremos spam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *