Como organizar as prateleiras de forma eficiente

Saiba como organizar as prateleiras de forma eficiente!

Você sabia que a disposição dos produtos interfere diretamente sobre o nível de vendas de uma loja? É isso mesmo!

O marketing sensorial é uma das áreas que trata sobre a influência da disposição de itens em prateleiras e stands em pontos de venda como lojas e supermercados.

A visualização dos produtos, a disposição, as cores e demais aspectos inferem diretamente sobre o desejo de compra e o despertar da vontade de ter algo não programado de um cliente.

Pensando nessa vantagem, nesse artigo você pode aprender como organizar as prateleiras adequadamente com o intuito de vender mais, assim como criar um ambiente mais satisfatório!

Ficou curioso (a) para saber como chamar a atenção dos seus clientes? Entenda já, boa leitura!

Por que é importante pensar na organização das prateleiras?

Como visto, o marketing sensorial é imprescindível para melhorar a satisfação do cliente em um ambiente. Sobre o marketing visual, mais do que as cores do local, a aparência das frutas, embalagens e afins, o local em que os produtos estão é também muito importante.

Afinal, de que adianta ter belos cartazes, como os do Preço Prático, ótimas cores em embalagens ou produtos mais atrativos aparentemente se eles não podem ser vistos facilmente ou mesmo de maneira estratégica? É necessário levar esse aspecto em conta!

Dicas para organizar suas prateleiras

Para pensar na importância das prateleiras, é válido imaginar a sua funcionalidade e suas possibilidades de altura. As prateleiras são feitas para dispor produtos e elas podem ir desde a altura dos tornozelos até o topo da cabeça de uma pessoa adulta.

Então quais são as possibilidades para explorar? Bem, é possível pensar em diversos grupos. Veja:

Disposição para atrair crianças

Em um mercado, se você deseja atrair crianças, é interessante considerar a altura delas.Ou seja, é mais válido deixar doces, brinquedos, chocolates e outros atrativos para crianças que fiquem ao alcance do olhar delas! 

Assim, as chances de elas pedirem e convencerem os pais a levar os produtos torna-se maior do que os pais fazerem isso por conta própria.

Cross Selling

O Cross Selling é uma técnica de marketing que sugere ao cliente itens parecidos para fomentar a compra de ambos. Por exemplo, se uma pessoa vai comprar macarrão e vê ao lado um pote próprio para armazenar esse alimento, isso aumenta as chances de venda do pote!

No cérebro do cliente, aquilo parece bastante útil e é algo que provavelmente ele não pensaria se o objeto não estivesse ali. Essa técnica pode ser utilizada com vários produtos nas prateleiras do seu ponto de venda.

Dica extra: Prateleiras mais baixas x prateleiras mais altas x prateleiras do meio

As prateleiras que ficam acima da cabeça são mais difíceis de serem vistas por todos. Por isso, é interessante colocar produtos maiores e que apresentem maior visibilidade. Assim, você utiliza o espaço de maneira eficiente.

As prateleiras mais baixas apresentam também maior dificuldade de acesso, pois as pessoas precisam se abaixar para pegar um produto. Nelas, é interessante colocar produtos mais baratos já que de uma maneira ou de outra as pessoas irão até eles.

Nas prateleiras do meio, as que estão em contato direto com a visão das pessoas, invista nos produtos mais rentáveis, atrativos e com um maior valor agregado.

As pessoas terão contato com eles e podem sentir mais vontade de comprá-los do que se eles estivessem em outro local.

Quais as vantagens de organizar suas prateleiras?

O principal objetivo da organização das prateleiras é fomentar a satisfação, bem como o desejo de compra dos clientes. Como consequência, um bom modelo de organização de prateleiras resulta no aumento de vendas.

Por si só, essa é uma vantagem e tanto para quem tem um negócio, mas os benefícios não param por aí.

Fortalecimento da marca

Ao vender mais por ser atrativo ao cliente, a probabilidade de que mais pessoas visitem o seu ponto de venda torna-se ainda maior. Sua loja ou mercado pode ser uma das mais organizadas, o que chama atenção do público.

Otimização de espaço

As prateleiras são uma ótima maneira de apresentar os produtos que você tem disponível. Além de muitas ficarem ao alcance direto dos olhos, elas são excelentes para deixar espaço livre. 

Assim, é possível investir em mais produtos no chão e nos espaços vagos devido à disposição de produtos em prateleiras.

Diminuição de custos ao organizar as prateleiras

Assim como existe a vantagem de vender ao apresentar os atrativos para as crianças, existem os perigos que elas podem oferecer com itens que podem quebrar ou serem desperdiçados.

Com as prateleiras, é possível colocar materiais de vidro, porcelana e outras matérias quebráveis no alto, longe de perigos.

Do mesmo modo, por serem fixas, a probabilidade de alguém esbarrar e derrubar os itens é menor. Como resultado, diminui-se a chance de ter perdas de produtos!

Essas são algumas dicas e vantagens da organização de prateleiras! Para saber mais sobre como otimizar o seu ponto de venda, então conheça o Preço Prático!

 Para ter certeza de como podemos te ajudar, conheça como vender mais em supermercados com dicas em cartazes!

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Rafaela

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