A técnica de comunicar através de elementos visuais, como imagens, fotografias e símbolos gráficos, é utilizada com grande afinco por marcas que compreendem a importância de manter um bom diálogo entre a empresa e os consumidores. Basta prestarmos atenção à nossa volta, seja em casa ou em um passeio pela rua, para encontrarmos dezenas de anúncios que apostam nos componentes visuais para conquistar a empatia da clientela e fazer com que sua marca seja reforçada ao consumidor.
Adotar estratégias de comunicação visual pode, de acordo com o contexto e objetivo, ser mais eficaz e impactante na hora de promover seu negócio do que anúncios que fazem uso de texto apenas. Imagens tendem a diminuir a dualidade de compreensão por meio dos que a recebem e causam impacto instantâneo, pois exigem menos esforço para serem interpretadas.
Não à toa, grandes e consolidadas marcas do varejo concentram recursos e esforços grandiosos ao elaborar e executar suas estratégias de comunicação visual, pois é esta a forma de apresentar produtos, serviços e reforçar a marca de sua loja junto ao potencial consumidor.
Atrair a atenção
Em um ponto de vendas, anúncios com grande e acertado apelo visual são capazes de atrair grandiosamente a atenção das pessoas que por ali passam. Por isso, são responsáveis por instigar o interesse em potenciais clientes e fazê-los entrar no estabelecimento, criando assim o gancho necessário para a primeira abordagem e, posteriormente, a construção de um relacionamento entre seu negócio e novos consumidores.
Reforçar a marca
É possível antecipar aos consumidores características do seu negócio, como ramo de atuação e estilo dos produtos, através dos elementos visuais que o caracteriza. Além disso, associar a identidade visual de sua marca em suas peças de comunicação e estrutura da loja é de extrema importância para a memorização da sua marca pelo cliente: quanto mais presente na memória do consumidor ela estiver, mais provável será que ele busque novamente por seus produtos ou serviços.
Comunicar com eficiência
Informações específicas sobre as características de produtos, condições de venda, pagamento e referências também podem ser transmitidas à clientela através de elementos visuais. Banners, placas, cartazes, etiquetas e outras peças de comunicação simples, porém profissionais, que já são amplamente utilizadas e facilmente encontradas pelos comerciantes, são capazes de provocar um grande e positivo impacto na imagem de sua marca ao seu consumidor. O melhor de tudo é que este tipo de material não exigem grande investimento financeiro.
Uma boa estratégia de comunicação visual pode ser a maneira mais eficaz e imediata de diferenciar seu negócio de outros que atuem na mesma área. Mesmo uma loja que ofereça produtos simples e corriqueiros, de necessidade básica ou de baixo custo, pode criar um estilo sofisticado que demonstre superioridade, qualidade e confiabilidade perante os concorrentes. Contudo, isso apenas será viável se você contar com serviços e fornecedores aptos a auxiliá-lo nesta tarefa. Por isso, é indipensável manter-se atento à qualidade e às referências estéticas das peças.
Não são necessários materiais gráficos soberbos para dar à sua loja ares de sofisticação e bom gosto para conquistar o entusiasmo da clientela. Basta que a identidade e toda a comunicação visual da sua marca seja elaborada pensando sempre no seu produto, serviço e no seu público, bem como nas melhores práticas para a área de atuação, sempre passando profissionalismo!
E você, já utiliza uma comunicação visual estratégica em sua loja?