otimizar processos: ilustração em que há pessoas

Dicas matadoras para otimizar processos e reduzir gastos na sua loja

Em tempos de crise econômica, os varejistas precisam buscar alternativas para otimização de processos com o intuito de driblar esses momentos que podem ser prejudiciais para o negócio.

Nesse cenário, é necessário repensar a maneira como os processos são realizados, afinal, não podemos utilizar para sempre o mesmo método, não é mesmo?

Sempre surgirão tecnologias e ideias novas no mercado para otimizar os processos. Por isso, se você é um gestor antenado e que busca sempre inovar, a fim de reduzir gastos na sua loja, você está no lugar certo.

Nesse artigo abordaremos dicas de soluções extremamente eficientes para otimizar a sua cadeia de atividades.

Acompanhe a leitura.

Otimização de processos: aposte na automatização

Ao automatizar os processos da sua empresa, a tecnologia e a integração de sistemas serão as suas aliadas para aumentar a produtividade do negócio.

É claro que esse processo não surge como um passo de mágica, ele exige alguns investimentos iniciais para a implementação dessas tecnologias.

Entretanto, o retorno é bastante notável. Assim, através da automatização, o negócio pode ter uma grande economia de tempo e esforço.

Como consequência, os gastos na sua loja serão reduzidos.

A automatização dos processos como forma de otimização pode ser uma tocante em diversos setores da sua loja. Ou seja, participam desde processos internos até o relacionamento com o cliente.

Todo aquele trabalho desgastante e manual de preencher planilhas, emitir notas fiscais, atualizar tabelas, gerar relatório ou fazer o gerenciamento de estoque podem ser automatizados.

Com isso, é possível que a empresa consiga crescer, sem que aumente o quadro profissional, já que, mesmo com uma demanda maior, os sistemas dão conta do recado.

Os sistemas mais conhecidos desse segmento são os ERP ‘s. Esses softwares funcionam como sistemas integrados de gestão empresarial, que une dados de todos os setores em um sistema.

Com essa integração, é possível gerir de uma forma mais fácil o negócio, tendo em vista que todas as informações necessárias e relevantes estarão disponíveis em uma única plataforma.

Implemente o E-commerce como outro braço de vendas para otimização de processos

Ser Omnichannel é uma tendência para o varejo atualmente.

Isso porque, devido ao aumento exponencial das compras online decorrente das restrições sanitárias do coronavírus, os lojistas visionários se reinventaram para continuar ativos no mercado.

Então, se você somente opera via loja física, a chance de crescer no digital é agora!

Mas como fazer isso? Bem, o que não faltam são ferramentas para o gerenciamento do e-commerce.

Um forte aliado para otimizar os processos é a utilização do WhatsApp Business. Assim, através dele, é possível gerenciar o público online, além de vender mais.

Um ponto forte do WhatsApp Business que auxilia na redução de gastos é a função bot da plataforma. Com as respostas automáticas, os clientes recebem um rápido atendimento, mesmo se a empresa tiver poucos atendentes.

Dessa forma, ao abrir as portas para o e-commerce com o WhatsApp Business, o seu quadro anterior de vendedores pode dar conta do atendimento, mesmo com o aumento do fluxo de vendas.

Os benefícios do bot são tantos que é possível incorporá-los em todos os segmentos e departamentos.

Garantindo assim, economia de tempo e dinheiro à empresa, além de uma experiência agradável ao cliente, visto que estes conseguem respostas instantâneas.

O marketing digital e a redução de gastos

A publicidade e o marketing são pontos fortes em uma loja e jamais devemos deixá-los de lado.

Entretanto, em momentos de crise, muitos cortes de orçamento são feitos por gestores e junto com eles, lá se vão as verbas para as famosas propagandas da loja.

Mas não ache que isso possa ser um empecilho para que a sua loja esteja aos olhos dos clientes, utilize a internet para aparecer!

Através das redes sociais é possível realizar campanhas de marketing digital bastante eficientes e chamativas, com baixo custo de implementação e uma taxa de conversão bastante positiva.

Então, se você deseja se aproximar mais do consumidor, busque estar presente nas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook.

Dessa forma, será possível estabelecer uma relação maior de intimidade.

Sistema Online para criação de cartazes

Para os lojistas que precisam vender de forma física, também temos uma dica valiosa para reduzir os gastos com a divulgação e precificação dos seus produtos: Os sistemas online para criação de cartazes.

Esqueça aquele velho trabalho de criar cartazes a mão, sem padrões, dependendo de funcionários exclusivos para essa atividade.

Agora, com os sistemas online, é possível criar centenas de cartazes rapidamente, padronizar a comunicação e reduzir os custos operacionais.

Um cartaz bem planejado pode envolver emocionalmente o consumidor, visto que esses recursos têm a capacidade de captar a atenção.

Dessa forma, você poderá engajar o seu cliente a visitar novamente a loja, fazer uma compra ou conquistar novos fregueses em potencial.

Com o intuito de oferecer soluções eficientes para os lojistas, a Preço Prático desenvolveu um sistema online exclusivo para a criação de cartazes criativos e padronizados!  Conheça a ferramenta realizando um  teste grátis no nosso site.

Esperamos que as informações tenham sido válidas para você e caso deseje encontrar mais artigos para melhorar o seu relacionamento com o cliente, acesse o nosso blog clicando aqui!

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Rafaela

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