O processo de compra de um cliente envolve muitos fatores: desde as escolhas pessoais do mesmo até o nível de engajamento de venda que uma loja tem a oferecer.
Entretanto, enquanto os aspectos pessoais de cada consumidor não são acessíveis por uma empresa, o merchandising de venda é.
Por isso, é fundamental que uma empresa invista em estratégias para aumentar as chances de vendas dos clientes. Nesse sentido, uma técnica eficiente e sem custos é o Cross Merchandising.
Pois, apenas pela disposição de produtos em um balcão, o faturamento de vendas pode ser mais diversificado e lucrativo.
Nesse artigo, você pode aprender mais sobre esta estratégia de venda tão simples e recompensadora. Portanto, se você deseja saber como aumentar as suas vendas em poucos passos, não deixe de conferi-lo!
Boa leitura e boas vendas!
O que é o Cross Merchandising?
A tradução do termo em inglês “cross” significa cruz e que, atrelado ao merchandising, atribui uma relação de cruzamento de produtos.
Isto é, o merchandising diz respeito às técnicas de exposição e apresentação de produtos. Desse modo, o Cross Merchandising cria estratégias para mesclar a exposição de itens visando a venda deles.
Entretanto, isso requer um estudo de produtos semelhantes, complementares ou mesmo suplementares.
Para entender isso melhor, considere este exemplo: na seção de biscoitos, geralmente há uma grande diversidade deste produto. Entretanto, é possível aproveitar esta seção para expor também potes para biscoitos.
Isso faz com que a pessoa que não tem um pote de biscoitos se sinta motivada a comprar ou ainda, substitua os antigos por uma nova coleção.
Essa tática é fundamental para vender produtos que não seriam notados em uma outra seção. Ou ainda para gerar ideias que não seriam tão facilmente percebidas se não estivessem à vista.
Portanto, o Cross Merchandising aplica-se justamente no aspecto de conveniência de um cliente e faz com que um produto que antes não era foco torne-se parte da compra.
Como o Cross Merchandising funciona?
O Cross Merchandising é uma das técnicas de marketing fundamentais para um ponto físico de venda. Afinal, ele é bem assertivo no que condiz com a relação psicológica e de interesse de uma pessoa.
Por exemplo, os produtos estrategicamente colocados no caminho entre o fim da fila até o caixa também fazem parte da categoria de conveniência.
Isto é, uma pessoa vai comprar algo específico numa loja, mas durante a espera, se depara com chicletes e chocolates. Esses itens são atrativos e tentadores, iscas fáceis e que podem agradar o cliente pelo prazer e baixo custo.
Dessa maneira, além de cumprir o objetivo de compra, o consumidor ainda leva mais alguns itens da loja: compras por conveniência.
E com o Cross Merchandising tudo acontece da mesma maneira. No entanto, em vez de itens atrativos, baratos e aleatórios, os produtos devem ser pensados de acordo com a seção.
Cross Merchandising: como colocá-lo em prática?
Essa técnica é um grande diferencial de vendas e não é tão complexa assim. Para realizá-la basta considerar alguns fatores referentes ao público do seu negócio, assim como o período do ano. Confira abaixo:
Pense em itens complementares
Você precisa se perguntar o que o seu cliente também poderia levar ao comprar um produto específico. Como exemplos vão aí: petiscos na seção de bebidas, squeezes perto de roupas de ginástica e etc.
Datas comemorativas
As associações não precisam ser apenas de um item para outro, mas também relativos a um tema. Assim, você consegue juntar diversos itens diferentes como: canecas, flores, chocolates, porta-retratos e roupas em uma seção de Dia das Mães, por exemplo.
Invista em cartazes e anúncios
Nem sempre haverá espaço para agregar todas as ideias de Cross Merchandising que você deseja para o seu negócio. No entanto, isso não precisa ser um impeditivo. Em situações como essas, invista em cartazes e anúncios do Preço Prático para a sua loja!
Isso fará com que você otimize o espaço enquanto notifica o seu cliente de um item complementar e até em oferta!
Cross Merchandising: quais os benefícios de aplicar essa estratégia?
Entre as vantagens do Cross Merchandising estão as seguintes:
- Rotatividade de produtos com menor fluxo;
- Quebra de previsibilidade;
- Oferta de praticidade para o cliente;
- Aumento de faturamento;
- Aumento de cross selling e etc.
Com essas e muitas outras vantagens, é possível turbinar as suas vendas e dar uma nova cara ao seu negócio. Afinal, com o Cross Merchandising, o cliente também pensa que a sua empresa é prática e assertiva!
Por isso, utilizar o Cross Merchandising no seu negócio faz-se indispensável! Pois garante lucro e uma melhora na satisfação do cliente.
E se você gostou de conhecer mais sobre o tema, não deixe de conferir também este artigo sobre 5 exemplos de merchandising! Nele, você confere mais dicas para alavancar a sua empresa!
Boas vendas!