Atualmente, com tanta concorrência no mercado, pensar no varejo precisa requer alguns passos a frente. Diferenciais, estratégia, planejamento!
Uma outra maneira de chamar a atenção do seu público é utilizar de maneira assertiva o marketing! Essa área traz muitas vantagens para as empresas e quando utilizada de maneira correta, pode ser um verdadeiro trunfo!
Existem diversos aspectos do marketing que você pode e além disso, deve utilizar para otimizar o seu negócio.
Nesse artigo, o tema é o Trade Marketing! Você conhece esse termo?
No texto é possível entender do que se trata esse nome em inglês, assim como aprender quais são as vantagens dele!
Por isso, se você tem uma loja ou trabalha com varejo e não quer ficar pra trás, não deixe de conferir esse conteúdo sobre o assunto!
Boa leitura e boas vendas!
Trade Marketing: o que é?
Para explicar o conceito de Trade Marketing, primeiro é necessário traduzir o termo. Em português livre, Trade Marketing significa Marketing Comercial!
Dentro do contexto de vendas, ele faz referência ao conjunto de estratégias, bem como medidas tomadas para diferenciar uma empresa no mercado, atrair clientes e aumentar as vendas relacionada ao posicionamento dos itens na loja!
Essas estratégias estão voltadas para o PDV, sigla para ponto de venda. Ou seja, as práticas utilizadas para melhorar a experiência do cliente dentro do ambiente a partir do seu desejo de compra.
Esse é um marketing que é feito de empresa para empresa (B2B) através dos canais de distribuição e que demanda um estudo sobre o interesse do público sobre o ponto de venda.
Assim, as chances de fechar um bom negócio e/ou fidelizar um cliente tornam-se maiores. Nesse processo, a disposição de móveis no ambiente, dos produtos disponíveis para venda, entre outros fatores influenciam diretamente na satisfação dos consumidores.
Onde determinado produto deve estar para ser vendido mais rápido? Respostas para essa pergunta um estudo de Trade Marketing pode conseguir.
No Trade Marketing, existe um bom elo entre os varejistas e fabricantes devido ao modelo B2B. Quanto melhor for essa relação, maiores as chances dos fabricantes conseguirem um bom posicionamento de seus produtos no PDV.
Quais são as vantagens de praticar Trade Marketing no seu varejo?
Estratégias de Trade Marketing são pautadas no aumento de vendas. Assim, as ações, disposição de produtos, promoções e uma boa utilização do canal de venda pode ser um diferencial para a sua renda ao final do mês.
Para apresentar promoções, você pode contar com os cartazes profissionais do Preço Prático e assim, demonstrar com qualidade, chamando a atenção do seu cliente, aquilo que você tem a vender!
Além do aumento de vendas, conheça outras vantagens do Trade Marketing:
Fidelização de clientes
As estratégias de Trade Marketing propiciam uma familiaridade entre o cliente e determinado PDV. Desse modo, as chances de esse consumidor retornar à sua loja são bem maiores do que em um ponto de venda em que uma compra é fechada apenas para suprir a necessidade do cliente.
É muito comum realizar vendas dessa forma: um cliente precisa de algo que a sua loja tem e ele realiza a compra. No entanto, há pessoas que por conhecer o seu ponto de venda, os seus produtos e serviços, preferem fazer uma compra nesse local.
Isso ocorre mesmo que ele possa suprir a própria necessidade em um local mais próximo, por exemplo. Assim, você tem um cliente fidelizado com as estratégias de Trade Marketing!
Relevância no mercado
Como consequência da fidelização e aumento de vendas, um ponto de venda ganha predominância no mercado. Com os clientes fiéis e com novas vendas a cada dia, as chances de divulgação da sua marca tornam-se ainda maiores!
Assim, além de investir em canais de comunicação, os próprios clientes servirão como mensageiros da qualidade do seu PDV!
Isso irá fortalecer também a relação com seus fabricantes garantindo assim, cada vez mais uma boa parceria!
Quais são as ações de Trade Marketing?
O Trade Marketing é a soma de estratégias para aumentar as vendas nos pontos de venda e isso inclui muitas medidas. Entre elas estão:
Planejamento de distribuição de produtos
Quando o assunto é marketing, então tudo precisa ser pensado! Todo e qualquer fator dentro da sua loja irá incidir diretamente sobre a percepção dos consumidores sobre a sua loja.
Por isso, é necessário pensar desde a disposição dos móveis e cômodos do seu PDV até a localização de cada um dos produtos.
O que vai na vitrine? O que seu cliente quer ver? Essas são mais algumas perguntas que o Trade Marketing precisa resolver.
Sampling de produtos
Esse termo em inglês faz referência à amostragem de itens em sua loja. Além da disposição, um PDV pode fazer com que o cliente se aproxime ainda mais de um produto. Seja experimentando um novo sabor de biscoito, um café que deseja vender ou mesmo demonstrando como um conjunto de roupa de cama fica bonito em uma box de verdade.
Essas ações diferenciais de Trade Marketing chamam a atenção dos clientes!
Para saber mais sobre algumas estratégias para aumentar vendas, entenda o que é Cross Merchandising!