A fidelização de clientes é, sem dúvida, um ponto que merece atenção no comércio varejista. A expansão do mercado e o surgimento de inúmeras lojas de um mesmo segmento faz com que as estratégias de fidelização tenham que ser cada vez mais elaboradas e consistentes, envolvendo, inclusive, a experiência do cliente dentro do ponto de venda.
O que leva uma pessoa a voltar a comprar na sua, e não em outra loja concorrente? A resposta é simples: sua capacidade de fidelização de clientes. Separamos neste post algumas informações preciosas para você, empresário, que deseja trabalhar a esta estratégia em seu comércio e aproveitar todos os benefícios que ela tem a oferecer para o crescimento de seu negócio:
Proporcione uma experiência de compra agradável
A experiência do cliente dentro da loja é um fator determinante para que ele volte a comprar com você. Muitos preferem, inclusive, pagar mais caro e comprar em um estabelecimento que consideram mais agradável do que ir a lugares onde tiveram uma experiência de compra ruim, ainda que com preços melhores.
Uma loja bonita, bem iluminada, com gôndolas e prateleiras organizadas é um bom começo. Saber informar as ofertas e promoções de maneira eficiente, com o uso de um material de merchandising simples e com design unificado, como é o caso dos cartazes, ajuda a manter o ambiente clean e evita a poluição visual.
A sinalização adequada dos corredores e a disposição estratégica dos produtos também agrada e impulsiona as vendas casadas. Colocar ao lado dos sabonetes as buchas, escovas de dente e demais itens de higiene pessoal faz com que o cliente encontre mais facilmente o que ele precisa e ainda considere levar um produto complementar. Invista nisso!
Utilize o Marketing sensorial
Torne a experiência do seu cliente inesquecível! O uso de estratégias de Marketing Sensorialpode te ajudar a conseguir isso. Como exemplo podemos citar:
- Possibilitar a degustações de alimentos fabricados por sua loja ou mesmo em parcerias com as grandes marcas, que já têm esta estratégia incorporada seja para produtos promocionais ou lançamentos;
- Ter uma rádio interna que veicule ofertas nas horas certas;
- Desenvolver fragrâncias exclusivas que fortaleçam a identidade da sua loja;
- Proporcionar que o cliente teste determinados produtos (eletrônicos, roupas, cosméticos), são formas de fazer isso.
Crie uma agenda de experiências sensórias dentro de sua loja e surpreenda o consumidor!
Faça seu cliente se sentir importante
Quem não gosta de se sentir importante? Proporcionar essa sensação ao seu público pode ser o que está faltando para você fidelizá-lo para sempre! Ter uma equipe de funcionários atenciosa, prestativa e focada nas necessidades do cliente é o primeiro passo.
Alguns supermercados oferecem, por exemplo, uma consultoria para escolha de frutas, folhas e legumes no PDV. Ter alguém que conheça do assunto na sessão de hortifruti e informar aos clientes que você oferece esse serviço gratuitamente é uma forma criativa de agradar e fazê-los se sentirem importantes. Use a rádio interna e avise aos consumidores que eles podem procurar nesta sessão o consultor da loja. Placas e cartazes informando a novidade também são sempre bem-vindos!
Ações simples, como agradecer um cliente que pagou com cheque ou cartão de crédito pelo nome (oriente os caixas a prestarem atenção nisso), ou mesmo perguntar se faltou algum produto que ele estava procurando são formas de cativar e fidelizar seu público. Oferecer agrados como sacolas retornáveis personalizadas (elabore campanhas especiais de aniversário da loja, por exemplo), receitas típicas, consultoria para escolha de vinhos são outras maneiras de fazer seu cliente se sentir importante. Use sua criatividade e teste suas ideias!
O que você faz dentro da sua loja para fidelizar o cliente? Compartilhe suas dicas conosco através dos comentários!