Como aumentar a retenção de clientes no varejo descubra

Como aumentar a retenção de clientes no varejo: descubra!

No varejo, muitos indicadores precisam ser analisados, e um que merece bastante atenção é a taxa de retenção de clientes e muitas vezes, você vai precisar descobrir como aumentar essa taxa.

Isso porque, através desta métrica, é possível mensurar se o trabalho realizado na sua loja está realmente agradando a clientela.

Caso sim, com certeza a retenção de clientes está em alta.

Do contrário, provavelmente há problemas na operação.

E aí, que tal dar aquele upgrade na retenção de clientes do seu varejo?

Leia o artigo e saiba como fazer isso!

Por que fazer a gestão de clientes? 

Em primeiro lugar, quando entramos nessa questão sobre clientes, sempre surge a dúvida: por que os gerir?

Bem, as razões são inúmeras, mas trouxemos as 4 principais para te dar uma melhor dimensão.

1. Para conhecer quem é o seu cliente

A gestão de clientes é fundamental para que você conheça os perfis do seu cliente, de forma efetiva e assertiva.

Para isso, os sistemas de Gestão de Clientes permitem que você retenha e organize as informações relevantes sobre os seus consumidores.

Dessa forma, você terá todos os dados relevantes para compreender o perfil dessa pessoa, como histórico de compra, frequência de visita, ticket médio, segmentos preferidos, entre outros. 

Quando você conhece as necessidades e dores do cliente, é mais fácil oferecer um atendimento personalizado (que é um potencial fidelizador).

2. Para se destacar da concorrência 

Se você não fizer a gestão dos seus clientes, com certeza a sua concorrência fará, e isso fornecerá uma vantagem competitiva em relação a você.

Então, para o seu supermercado se destacar, é fundamental conhecer melhor os clientes, para se comunicar de forma mais assertiva e trazer maiores benefícios para a sua loja.  

Sem a personalização, seu varejo se tornará ultrapassado e o concorrente será mais atraente!

3. Para conhecer os problemas do seu supermercado

A gestão de clientes permite que você conheça as principais falhas do seu supermercado que, até então, poderiam ser desconhecidas.

Com a correção, a sua loja otimiza a experiência do cliente, um fator fundamental para retenção dos mesmos!

Dando um exemplo prático, muitas vezes, um supermercado pode estar deixando de lado um setor apreciado pelos clientes.

Então, quando você conhece as preferências dos consumidores, é possível compreender o que precisa de mais atenção e estudar melhorias para esse problema. 

4. Para melhorar a retenção

Sem dúvidas, a gestão de clientes é uma das melhores ações a se tomar quando o supermercado preza pela retenção.

Isso porque você começa a oferecer o que o cliente procura.

Então, essas pessoas começam a se sentirem valorizadas e confiantes o suficiente para voltar à sua loja! 

Dicas e estratégias para aumentar a taxa de retenção

Viu como a gestão de clientes é fundamental para a retenção? 

Vamos conhecer agora algumas dicas e estratégias valiosas para dar aquele upgrade na taxa de retenção do seu varejo.

Acompanhe:

Foque na segmentação das ofertas

Aqui, a palavra de ordem é personalização!

Se você deseja aumentar a taxa de retenção do seu negócio, uma das melhores táticas é segmentar os consumidores de acordo com os hábitos de consumo.

A partir do momento em que o seu negócio trabalha analisando os dados e identificando as características dos clientes, os indicadores de retenção podem saltar.

Para isso, é necessário que a sua plataforma de gestão de clientes esteja bem definida e recheada de informações relevantes sobre o consumidor.

Resgate de inativos

Uma coisa é certa: é mais fácil reter clientes inativos do que conquistar novos.

Por isso, você deve trabalhar em cima daqueles consumidores que compraram no passado com você!

E, para não deixar que os seus clientes ativos se tornem inativos, é de suma importância nutrir o relacionamento, deixando clara a sua determinação em manter contato.

Marketing de relacionamento para aumentar a sua retenção de clientes no varejo

O marketing de relacionamento é uma ação utilizada de forma vasta entre as empresas, em especial, aquelas que optam pelo caminho do marketing digital.

Para os supermercados, o marketing de relacionamento é fundamental para a retenção dos clientes.

Afinal, essa é uma forma de manter o contato com o cliente e criar laços com eles.

Para fidelizar os clientes com o marketing de relacionamento, você pode apresentar ofertas segmentadas através do e-mail marketing, por exemplo.

Com isso, a taxa de retenção do seu negócio pode se tornar maior.

Além disso,  o número de clientes fiéis também!

Essa é somente uma opção, existe um mundo de estratégias para explorar!

Esteja antenado nas tendências e inovações para aumentar a sua retenção de clientes no varejo

Por fim, e não menos importante, para ter uma retenção de clientes de sucesso, é fundamental investir em tendências e inovações no seu ramo.

Ao trazer novidades para o supermercado, então os clientes perceberão o quanto você se preocupa com a experiência de compra.

A dica aqui é investir em estratégias que tragam impactos diretos, bem como visíveis para os clientes.

Você gostou dessas dicas? Tem muito mais aqui no nosso blog!

Clique aqui e aprenda 10 dicas essenciais para conquistar e fidelizar clientes.

Até a próxima!

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