chatbot no varejo

Chatbot no varejo: como essa tecnologia pode ajudar nas vendas

Já não é mais novidade que os consumidores buscam cada vez mais agilidade e facilidade no momento do atendimento.

Lá se foram os anos em que as pessoas tinham paciência para ficar horas no telefone, escutando o vendedor e suas inúmeras estratégias para vender.

Agora, os consumidores 4.0 estão focados em uma comunicação mais enxuta e objetiva, e é aí onde os chatbot atuam!

Você sabia que os chatbot e o varejo são uma parceria e tanto? 

Atualmente, os consumidores dão prioridade aos atendimentos feitos de forma mais simples e personalizada.

Por isso, marcas que conseguem trazer essas propriedades, através do uso de chatbot no atendimento, tem preferência no hall de compras do cliente.

Bem, pensando na perspectiva do uso da inteligência artificial no varejo, elaboramos esse artigo com o intuito de esclarecer as principais vantagens dos chatbot no varejo.

Então continue a leitura e saiba como essa tecnologia pode facilitar o trabalho de vendedores e melhorar a experiência de compra!

O que é o chatbot?  

O primeiro chatbot da história foi o software ELIZA, um programa criado por Joseph Weizenbaum, em 1966, no laboratório de Inteligência Artificial do MIT.

Entretanto, no ramo de vendas, os chatbot se popularizaram mais recentemente, em especial na Era da evolução digital, com a massiva venda online.

Basicamente, os chatbots são utilizados para estreitar a relação entre os estabelecimentos e os clientes, por meio de uma comunicação instantânea.

Com isso, é possível haver a redução dos custos operacionais além do aumento da capacidade de resposta de empresas.

Nessa realidade, tarefas repetitivas e que necessitam de pouca criatividade podem ser facilmente dominadas pelos chatbots!

Chatbot no varejo

Atualmente, os chatbots estão bastante presentes no fluxo de vendas do varejo, pois a tecnologia auxilia para além da venda em si. 

Isso porque os chatbots podem oferecer assistência ao cliente desde o momento antecessor a decisão da compra, até o suporte pós venda.

Dessa forma, as constantes dificuldades que o varejo costumava a passar, como o gargalo para lidar com muitos clientes ao tempo, podem ser sanados com o uso de chatbots.

Além disso, a tecnologia consegue fornecer atendimento de qualidade a todos, e esse é um fator decisivo para estreitar laços com os clientes.

Sem dúvidas, a experiência personalizada e ágil do varejo é essencial para a continuidade do negócio, seja ele no comércio eletrônico ou físico.  

Tendo em vista os inúmeros benefícios que os chatbots oferecem, nos próximos anos, a tendência é que o nicho do varejo invista ainda mais nessa ferramenta.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela Juniper Research, até 2024 o uso de chatbots deve facilitar o gasto de US$ 142 bilhões em varejo pelos consumidores.

Em 2019, o valor foi de US$2,8 bilhões, ou seja, se as expectativas se confirmarem, o crescimento anual será de 400% nos próximos anos.

Vantagens do Chatbot no varejo

Atendimento 24/7 

Manter funcionários atendendo 24 horas por dia é um custo extremamente alto, tendo em vista a grande demanda de funcionários.

Nesse cenário, o chatbot ganha pontos, pois o recurso permite um atendimento a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana

Respostas em tempo real e sem enrolação 

A velocidade é um dos pré-requisitos que deve ser prezado quando o varejista deseja oferecer um atendimento de alta performance ao cliente.

Por isso, a implementação do chatbot permite que o consumidor obtenha respostas instantâneas e diretas.

Com isso, o cliente consegue resolver as dúvidas e questões em apenas alguns segundos.

Presente em toda a jornada de compra

Um dos pontos mais interessantes do chatbot é que esse recurso pode acompanhar o cliente em todas as etapas da compra.

Ou seja, com a inteligência artificial, é possível identificar em que momento da jornada de compra o consumidor está e auxilia-lo no momento certo.  

Aumenta o engajamento com o cliente 

Melhore a interação com os consumidores através dos chatbots personalizados, que permitem maior eficiência e agilidade.

Os chatbots são excelentes meios de comunicação para estabelecer conversas nos aplicativos de troca de mensagem mais populares entre os clientes. 

Divulga lançamentos e ofertas

Através do chatbot é possível enviar para os clientes todos os lançamentos e ofertas.

Inclusive, o envio pode ser personalizado de acordo com o perfil dos clientes, pois o chatbot consegue identificar o que o cliente está procurando.

Com esses dados, em um futuro, o cliente pode ser impactado com as ofertas que condizem com o seu interesse. 

O chatbot no varejo traz a experiência de compra otimizada

Com as facilidades citadas anteriormente, além das inúmeras que são previstas com o uso de chatbot, os clientes têm uma experiência de compra melhor.

Isso porque o chatbot fornece atualizações mais precisas, agilidade, facilidade e qualidade no atendimento ao cliente.

Sem dúvidas, essa ferramenta, que já está inserida no varejo, tende a expandir ainda mais e você, como varejista, pode transformar o seu negócio mais atrativo com a ajuda dos chatbots!

Você gostou desse artigo? Leia como as redes sociais estão contribuindo no crescimento do varejo clicando aqui.

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