O cartaz de oferta é um dos expositores de preços mais conhecidos no mundo. No Brasil, país onde as ofertas são muito populares, ele se tornou uma peça importante e é utilizado há décadas por grande parte dos setores varejistas e atacadistas. Apesar de estar consolidado há muito tempo, e ser ferramenta essencial dos maiores lojistas do país, tem quem ainda duvide da importância de uma boa exposição de ofertas aliada às estratégias comerciais no PDV, mas essa discussão aprofundaremos em um outro artigo.
Com toda essa popularidade, é natural que o mercado tenha cada vez mais opções de fornecedores de cartaz de oferta, e quanto mais opções maior é a complexidade e maior é o tempo gasto na hora de pesquisar orçamentos. São centenas de sites, e milhares de anúncios a disposição dos lojistas, mas você sabe o que precisa levar em consideração para encontrar as melhores oportunidades? Pensando nesse problema nós resolvemos compartilhar com você tudo o que aprendemos trabalhando ao longo de mais de 20 anos de experiência.
Sim, é totalmente possível economizar mais de 50% na hora de comprar cartaz de oferta, mas existem dois pontos muito importantes a serem considerados antes da compra, que são: o tipo de papel utilizado na fabricação do produto, e o tipo de fornecedor.
A escolha do tipo de papel para comprar cartaz de oferta
Tradicionalmente a matéria prima mais utilizada na fabricação de cartaz de oferta é o papel Duplex, popularmente conhecido como papel cartão. Dentre as características dele as mais notáveis são a boa consistência, e a superfície lisa, muito útil para a produção manual de cartaz de oferta. Ele costuma ser utilizado em altas gramaturas, que variam de 180g à 300g, e por muitos anos foi a única opção disponível para compra.
Há alguns anos, com a popularidade dos softwares de criação de cartazes de oferta, o material que tem sido cada vez mais utilizado é o papel Offset, mais conhecido como papel Sulfite. O cartaz de papel Sulfite costuma ser produzido nas gramaturas 75g, 90g e 120g, e ele é um material mais versátil comparado ao Duplex, pois permite que o cartaz seja confeccionado manualmente ou através de computador.
Algumas pessoas ficam com receio em comprar cartaz de oferta de papel Offset, por conta da baixa gramatura do papel, e as principais afirmações são:
- 1º Acreditam que a baixa gramatura do papel vai comprometer a qualidade da escrita ou que o papel irá rasgar no momento da confecção, o que não é verdade, veja abaixo um exemplo de cartaz feito manualmente em papel Offset (sulfite) 90g:
- 2º Esse também é um fator que faz com que algumas pessoas acreditem que não seja viável expor as ofertas em geladeiras, o que também é um mito. Veja o exemplo abaixo, de uma rede de mais de 30 lojas que utiliza com frequência cartaz de oferta 75g em geladeiras:
- 3º A dificuldade de expor as ofertas em determinados locais da loja. Esse realmente é um fator relevante, uma vez que o papel é mais fino, existe uma maior dificuldade na fixação em alguns lugares. Esse problema é facilmente resolvido com displays específicos.
Levando em consideração que os cartazes são criados para estratégias pontuais no PDV, e possuem alta rotatividade e descarte, vale muito a pena considerar comprar cartazes de papel Offset, pois eles custam menos da metade do preço dos cartazes Duplex.
Mesmo investindo em displays de plástico para a exposição em alguns lugares da loja, no longo prazo essa prática gera uma economia muito maior.
Saiba quais são os displays mais adequados para a exposição de Cartaz de Oferta de papel sulfite
Existem inúmeros modelos de displays pela internet, mas alguns em específico são mais funcionais quando o objetivo é exposição em papel Offset de baixa gramatura.
A maioria dos displays são fabricados com três tipos de plásticos diferentes, o PS, Acrílico e o PETG.
Display de plástico PS
O plástico PS, também chamado de Poliestireno Cristal ou Comum, é o mais barato entre eles, porém o acabamento é inferior aos demais plásticos, apresentando rachaduras nas dobras de alguns tipos de displays. Apesar de ser um plástico transparente ele possui uma tonalidade azulada, que altera um pouco as cores originais dos cartazes. Em termos de custo benefício o display em plástico PS não é uma boa escolha, pois tem uma durabilidade pequena, por ser um material muito frágil. Basta um descuido de algum funcionário para a peça ir para o lixo.
Display de acrílico
Sem dúvida o acrílico é o mais bonito dos plásticos, ele possui transparência de 93%, tem bordas, translúcidas, e dá alto realce para os cartazes. Se fossemos avaliar apenas pela questão estética, mesmo sendo um material consideravelmente mais caro que o PS, ele seria altamente indicado para exposição de cartaz de oferta. Como nem tudo são flores, infelizmente o custo benefício dele não é nada bom. Isso porque ele também é um material frágil, e quebra com muita facilidade. Mesmo com os colaboradores mais cuidadosos os acidentes acontecem, pois sabemos que o dia a dia da operação da loja é bastante corrido.
Display de plástico PETG
O plástico PETG possui o melhor custo benefício entre os três tipos de plástico. Ele tem uma transparência muito similar a do acrílico, de 90% (bastante cristalino), deixando os cartazes brilhantes e aumentando muito o destaque das ofertas. Ele é um pouco mais barato comparado ao Acrílico, e o que o torna o material com melhor custo benefício é a sua altíssima resistência contra quedas e impactos, chegando a ser 20 vezes mais resistente que o acrílico. Dependendo do modelo de display, ele não quebra nem mesmo arremessando-o na parede ou pisando em cima.
Também é por causa da alta durabilidade que esse material é menos comercializado no mercado, uma vez que ele gera menos lucro às empresas. A baixa reposição de displays de PETG o torna um material menos atrativo para comercialização.
Escolhendo o melhor perfil de fornecedor de Cartazes de Oferta
Escolher um fornecedor é uma tarefa fácil, tendo em vista a quantidade de opções pela internet. O grande desafio é escolher um fornecedor que tenha um bom preço, e que consiga atender todas as demandas da loja.
Existem basicamente 3 perfis de fornecedores de cartaz de oferta: os revendedores, e as indústrias gráficas, que são divididas em duas categorias, que chamamos de Gráficas Sob Demanda e Gráficas Estoquistas.
Cada perfil de fornecedor de cartaz de oferta tem um modo diferente de trabalhar, e isso impacta diretamente no preço do produto final e na variedade de modelos de cartazes disponíveis.
Revendedores
São empresas ou profissionais autônomos que compram cartazes de oferta das Gráficas Estoquistas, ou terceirizam a fabricação nas Gráficas Sob Demanda, e depois fazem a revenda dos produtos para os lojistas. Geralmente eles possuem uma boa variedade de layouts de cartazes, mas a terceirização da industrialização torna impossível eles praticarem preços competitivos, uma vez que parte do lucro da cadeia de produção vai para as gráficas.
Gráficas Sob Demanda
Elas costumam trabalhar para diferentes setores do mercado, atendendo os mais variados segmentos de empresas com a produção sob demanda de embalagens, caixas, livros, cartões de visita, etc. Essa falta de foco em produzir para apenas um segmento faz com que não compense trabalhar com estoque de cartaz de oferta de supermercado.
O ponto forte desse perfil de fornecedor são os preços praticados, que costumam ser bem inferiores comparados aos preços dos revendedores. O ponto fraco é o tempo de fabricação dos cartazes, que gira em torno de 5 a 15 dias úteis dependendo do fornecedor, e o volume mínimo de compra, que obriga o lojista a comprar uma grande quantidade de cartazes para conseguir pagar preços mais baratos.
Gráficas Estoquistas de cartaz de oferta
São indústrias que costumam focar em apenas um segmento de mercado, trabalhando com a produção e estocagem de produtos específicos em larga escala. Atualmente existem Gráficas Estoquistas focadas na fabricação de cartazes de oferta, entre outros modelos. Essas gráficas também produzem cartazes sob demanda, caso o cliente deseje comprar algum modelo que não esteja disponível em estoque.
A produção e estocagem em larga escala permite que esse perfil de fornecedor consiga chegar em preços ainda menores que os das Gráficas Sob Demanda, e na maioria das vezes eles possuem materiais a pronta entrega.
Certo, mas onde consigo encontrar esses fornecedores, e como saber qual é o perfil de cada um?
As maneiras mais fáceis de encontrar fornecedores são através de pesquisas em marketplaces como Mercado Livre, ou procurando o site da loja de cada fornecedor através do Google.
Comprar cartaz de oferta no Mercado Livre, por exemplo, é bastante simples, pois a ferramenta de pesquisa permite que você filtre os fornecedores de acordo com o relevância de cada anúncio ou de acordo com o preço dos produtos.
Apesar de ser mais prático, um ponto que precisa ser levado em consideração é a taxa que o Mercado Livre cobra sobre a venda de cada fornecedor. Essa taxa pode chegar a quase 20% por venda, o que inevitavelmente aumenta muito o preço final dos cartazes.
Por esse motivo, o melhor a fazer é encontrar os fornecedores através do Google, pois é na loja deles que você encontrará os melhores preços praticados no mercado. Muitas vezes, mesmo pagando o valor do frete, sai mais barato comprar diretamente com o fornecedor.
Para saber qual é o perfil de cada fornecedor não tem muito segredo, caso não encontre a informação no site, você precisará ligar para o setor de vendas e perguntar como a empresa funciona, se é revendedor ou gráfica. Caso seja gráfica, você deverá perguntar se eles trabalham com estoque ou apenas com produção sob demanda.
Sobre a Preço Prático
A Preço Prático é uma empresa de tecnologia e também uma Gráfica Estoquista que trabalha com a produção e estocagem em larga escala de Cartazes de Oferta e Cartazes Amarelos em papel Offset 90g.
O nosso maior foco é fornecer soluções para precificação de ofertas, de modo com que o lojista consiga atingir seus objetivos comerciais pagando o menor custo por cartaz do mercado.
Atualmente nós atendemos diversas redes de supermercados, farmácias, perfumarias e lojas de materiais de construção. Esses são alguns de nossos clientes:
Temos Cartazes de Ofertas e Cartazes Amarelo à pronta entrega, a partir de R$0,07 centavos a unidade. Quer conhecer nossa tabela de preços? Entre em contato em nosso Whatsapp clicando no botão abaixo: