Estratégias de preço psicológico

Razão ou emoção: conheça estratégias de preço psicológico

Quando o assunto é vender bem, é preciso atrelar os aspectos do marketing ao inconsciente de cada comprador do público-alvo que se deseja atingir. Decerto, há diversos tipos de público-alvo, interesses, idades, etc. 

No entanto, há aspectos que independentemente do enfoque, as ações irão atingir de maneira certeira a todos. Um exemplo de aspecto como esse é o preço. 

Independentemente da idade, gênero e interesses, o preço é capaz de atingir diferentes públicos, sendo apenas mais limitador quando os valores são altos e, portanto, diminuem as chances de compras de pessoas com menor poder aquisitivo.

Assim sendo, é preciso pensar no preço quando o objetivo é a atração de público e o que pode auxiliar e muito no aumento de vendas é o preço psicológico. Nesse artigo vamos falar justamente sobre isso: conceito, vantagens e estratégias do preço psicológico.

Para entender mais sobre o tema, não deixe de conferir o artigo, boa leitura!

O que é o preço psicológico?

Preço psicológico é um aspecto indispensável para quem trabalha com vendas. O conceito dessa técnica de marketing está atrelada à percepção das pessoas diante de números e seus valores.

As impressões de promoções garantem ao comprador a ideia de que ele está se beneficiando por adquirir algo com um preço inferior, um preço psicológico. Além disso, a variação dos valores também impacta no emocional e balança a racionalidade dos clientes.

Quantas vezes você já viu algo custar um valor que termina com “,99”? Aposto que a grande maioria das coisas que você compra tem esses 99 centavos ao final!

Pode parecer simples, mas o poder da emoção se entrelaça no racional das pessoas e de alguma maneira, um valor cheio (terminado em “,00”) pode parecer mais caro para algumas pessoas. Por isso, em vez de vender algo a 10,00 reais, muitas pessoas vendem a 9,99 reais. 

Esse um centavo traz um retorno psicológico incrível, pois a pessoa passa a pensar que está gastando algo em torno “da casa dos 9 reais” em vez “da casa dos 10 reais”. 

Ao considerar esses e outros aspectos, vendedores e sua disposição de preços, cartazes da loja, etc, todos devem estar alinhados com essa técnica que atua sobre a percepção psicológica dos potenciais compradores. 

Vantagens de utilizar estratégias de preço psicológico

A utilização de estratégias de preço psicológico não apenas integram um marketing mais assertivo, como também propiciam vantagens consideráveis e presentes inclusive no índice de vendas de lojas, mercados, etc. 

Confira abaixo algumas vantagens de utilizar estratégias de preço psicológico em seu ponto de venda:

Aumento das vendas

Como visto, a utilização de preços psicológicos pode dar a impressão de que os clientes estão sendo beneficiados ao pagar valores que não são cheios, que pertencem a uma casa numeral inferior, etc. 

Todos esses aspectos impactam no índice de compras desses clientes. Por ganharem o benefício da promoção ou de terem a impressão de que pagar algo em torno dos 20 reais é melhor do que dos 30 reais, eles sentem que vale a pena investir e com isso compram mais.

Melhora da visão da sua empresa

Se um cliente compra um produto na sua loja e se sente no lucro por pagar um preço aprazível nele, certamente ele irá voltar. Além disso, ele fará a recomendação do seu empreendimento para outras pessoas.

Aos poucos, isso aumentará a visão da sua empresa no mercado, aumentará o número clientes e ainda fidelizará outros. Sem falar que as pessoas associarão os bons preços ao bons produtos que você tem a vender.

Estratégias de preço psicológico: saiba como adotar para sua empresa!

Estratégias de preço psicológico são técnicas que ajudam na decisão de compra do cliente, ou seja, maneiras que avaliam como a psicologia influencia na compra. Você viu que valores quebrados, como os “,99” e promoções são estratégias de preço psicológico. Veja abaixo mais maneiras de fazer isso:

Concessão de prazo para pagamento

Uma pessoa pode não ter o aporte financeiro necessário ou até mesmo pensar que é melhor comprar um mesmo produto com a possibilidade de ter mais prazo para pagar (seja em 1 vez no crédito ou até mesmo no parcelamento).

Promoções do tipo “leve 4, pague 3”

Você provavelmente também já viu promoções como essa e além disso, se sentiu na vantagem de adquiri-la. Essa é mais uma estratégia de preço psicológico, onde o cliente adquire mais um produto por conta da promoção.

No final das contas, essa estratégia permite o benefício ao comprador e também ao vendedor que garante a venda de mais um produto. Tanto para apresentar isso ao cliente, quanto para deixar claro que você tem outras promoções em sua loja, é preciso ter uma boa apresentação e ela pode ser feita por meio de cartazes. 

Para isso, você pode contar com o sistema de criação de cartazes do Preço Prático que oferece um teste gratuito para conhecer os benefícios do software.

Quer saber mais? Leia nosso artigo: Aprenda como calcular preços de venda.

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Rafaela

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