A promoção é a ferramenta de marketing mais popular de todos os tempos e, por isso, é uma grande aliada de suas vendas. Contudo, é preciso usá-la estrategicamente para garantir que todos os objetivos de negócio sejam cumpridos, além de tirar todo o proveito do que ela pode oferecer ao seu ponto de vendas (PDV). Mas você sabe como definir quais os produtos entrarão em promoção e como fazer disto uma grande oportunidade de negócio!
Produtos estocados com pouco giro
As promoções são excelentes oportunidades de dar vazão ao seu estoque. Por isso, dê bastante visibilidade aos produtos que estejam armazenados em grande quantidade e que não têm tanta saída. Levar o produto com desconto acaba incentivando indecisos a optarem pela compra, mesmo que a incerteza ainda exista. Afinal, está uma “pechincha”!
Produtos com prazo de vencimento se aproximando do fim
Com um bom controle de estoque e produtos bem organizados, você terá conhecimento sobre o prazo de validade de cada um deles. Desta forma você saberá quais estão próximos do limite, se aproximando do vencimento, e poderá priorizá-los nas promoções para que não haja perda de estoque. Afinal, é melhor perder uma margem de lucro do que o valor investido na compra da mercadoria.
Itens de sazonalidade preestabelecidas
Para negócios que trabalham com produtos de sazonalidade preestabelecida, é muito importante estar atento a aproximação deste período para dar vazão ás mercadorias e não deixar dinheiro investido parado. Por isso, se há algo que é do momento ou se haverá em breve uma novidade anunciada no mercado de uma evolução deste produto, por exemplo, é preciso prever esta questão em seu calendário de promoções.
Produtos direcionados a uma data comemorativa específica
É preciso ver as promoções também como oportunidade de atrair novos clientes para o seu ponto de vendas, além de ser um diferencial competitivo para fazer com que os consumidores optem por comprar produtos em sua loja em vez de procurar pelo seu concorrente. Principalmente em datas comemorativas, como dia dos namorados, natal, dentre outros, uma pequena margem de desconto pode ser mais do que suficiente para que seus indicadores de vendas apresentem um crescimento expressivo.
Variações do mix com baixas saídas no PDV
Nem sempre você precisará definir uma linha de produtos completa para entrar em promoção no seu ponto de vendas. Com um relatório mais preciso de vendas você saberá quais as variações do seu mix de produtos tem menor saída. Podemos exemplificar, por exemplo, a venda de uma mesma escova de dentes de cores diferentes. Se você quase não tem em estoque a de cor rosa, mas a azul não é vendida, disponha os produtos um ao lado do outro demonstrado a que tem menor volume de vendas com um valor inferior a outra. Isto garantirá não apenas a compra em si, mas um melhor entendimento do seu público-alvo para se orientar em novos pedidos de reposição para a sua loja.
E você, como define os produtos que entrarão em promoção no seu PDV? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo!