5 dicas indispensáveis para trabalhar o marketing no varejo

5 dicas indispensáveis para trabalhar o Marketing no varejo

Quando falamos de varejo, entendemos que o grande diferencial do ponto de vendas (PDV) é que ele está em contato direto com o cliente, muitas vezes vendendo para pessoas que nem conheciam a marca até passarem em frente a sua loja.

Por esse motivo, o marketing no varejo precisa ser voltado principalmente para a comunicação eficaz com seu público-alvo. Isso envolve desde a informação de preço em cartazes até a disponibilização de um local agradável para que o cliente se sinta bem em sua loja.

Tudo que você faz em seu ponto de venda “diz” algo pra seu cliente: uma orientação, informação e até mesmo uma chamada para alguma ação, como é o caso das promoções que causam senso de urgência nas compras. Por isso, selecionamos 6 dicas de como transmitir a mensagem certa em seu PDV atraindo e mantendo a sua clientela:

Conheça seu público-alvo

Essa não é uma dica para a promoção de sua loja diretamente, mas antecede qualquer ação de marketing eficaz. Conheça o perfil de seu público-alvo: sua faixa etária, preferências, gênero, classe social ,econômica e interesses. Tudo o que você fizer em sua loja precisa se adequar ao cliente em potencial que você tem.

É possível simplesmente analisar os cadastros de clientes para conhecê-los, mas o ideal é fazer pesquisas mais completas, por meio de formulários, por exemplo. Para incentivar a ação e levantar um maior volume de dados, considere utilizar algum brinde ou desconto como motivação.

Posicione cuidadosamente os produtos

Sabendo as preferências de compra de seus clientes, aproveite essa informação para posicionar seus produtos adequadamente. Coloque na entrada da loja, em destaque, os itens que mais são procurados, bem como os lançamentos. Se você possui uma vitrine, troque os produtos ali expostos com frequência, pois no varejo, o mesmo cliente pode passar em frente ao seu estabelecimento todos os dias.

Nas gôndolas, separe os produtos por categoria e mantenha uma sequência complementar. Em um supermercado, por exemplo, você pode posicionar a padaria próxima aos frios e laticínios. O importante é pensar o que levaria o cliente a levar mais do que apenas o planejado aumentando, assim, o ticket médio do estabelecimento.

Explore também a zona perto dos caixas, pois quando a pessoa está numa fila, mesmo que pequena, ela tende a olhar em volta e pegar os últimos produtos para não perder a oportunidade. Então, utilize as gôndolas perto dos caixas para produtos a preços baixos e que incentivem à compra.

Comunique eficazmente preços e ofertas

Os cartazes com promoções e as etiquetas de preço têm um papel fundamental para transmitir ao cliente a ideia de que ele está diante de uma oportunidade única, criando um senso de urgência. Você pode usar expressões, como “últimas peças”, “apenas hoje” ou ainda apresentar uma ótima condição de pagamento.

Identificar o preço de todos os produtos também é importante, pois a falta do valor faz o cliente assimilar que o produto, talvez, seja muito caro. Por isso, coloque etiquetas de preços em todos os itens, mas diferencie os que estão em promoção a fim de que estes possam ser facilmente identificados pelo consumidor.

Neste contexto, o visual de seus cartazes e etiquetas faz bastante diferença. Isto porque as combinações de cores e o tamanho do material dá destaque à oferta, o que facilita esta visualização por seu cliente e chama a atenção para os produtos em promoção. Pense nisto!

Ofereça sempre um bom atendimento

Embora não seja tão explícito, atender bem ao cliente é uma estratégia essencial de marketing no  varejo. A pessoa que entra em uma loja dificilmente fará uma compra e voltará se não for bem atendida. Isso significa que você precisa treinar seus funcionários e acompanhá-los para ter certeza de que estão sendo sempre simpáticos e pacientes com o consumidor, respondendo às suas dúvidas por completo, mas também deixando-o à vontade para olhar os produtos por conta própria.

Faça o cliente se sentir bem em sua loja

Todos sempre querem voltar a um lugar onde se sentem bem. Se a sua loja proporcionar um ambiente agradável, isto acontecerá também ao seu cliente. Consequentemente, isto garante a fidelização e o aumento nas vendas.

Por isso, mantenha o lugar organizado e limpo, mas também pense no tipo de música que pode atrair seu público-alvo, nas cores das paredes e até no cheiro que você pode colocar suavemente para tornar sua loja um local memorável. Esta tática é chamada de Marketing Sensorial e auxilia consideravelmente na experiência de compras do seu cliente.

Ofereça vantagens comerciais

Uma dica já bem conhecida, mas essencial, é o oferecimento de benefícios de compra aos clientes. Você pode ter oferecer descontos, cartões fidelidade, formas facilitadas de pagamento e redução de juros nos parcelamentos. Este detalhe pode ser a diferença para a decisão dos consumidores por sua loja, em vez da concorrente.

E você, como você faz marketing no seu ponto de vendas? Já utiliza as dicas que selecionamos? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer suas dúvias e potencializar as suas ações!

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