conquistar e fidelizar clientes

Conquistar e fidelizar clientes 10 dicas essenciais

Toda empresa que deseja ter bons retornos, almeja a satisfação do cliente certo? E esses resultados são melhores ainda quando você consegue conquistar e fidelizar esses clientes.

Bem, para que esse processo ocorra de forma certa, é necessário um trabalho bem feito pela equipe da loja.

Dessa forma, com os esforços que garantem a qualidade no atendimento e bons produtos, as pessoas se sentem motivadas a retornar para novas compras.

Nessa realidade, além de conseguir uma boa margem de lucro, o varejista ainda consegue passar uma boa imagem para as pessoas.

Para que isso ocorra, é necessário investir em estratégias voltadas para a fidelização de clientes.

E para te ajudar, nós da Preço Prático separamos para você 10 dicas super valiosas para conquistar e fidelizar clientes!

Então, continue a leitura e venha conferir.

1.      Monitore os seus clientes e seja empático para conquistar e fidelizar eles

Para saber como as pessoas enxergam o seu estabelecimento, é necessário realizar monitoramentos de satisfação.

Com isso, o varejista consegue enxergar quais são os pontos fracos do estabelecimento e buscar as melhorias.

Dessa forma, com a ampliação da boa experiência, os clientes podem ser facilmente conquistados.

Em especial, quando a loja consegue ser empática com os clientes, é possível se colocar no lugar dessas pessoas e tratá-las da forma mais satisfatória.

Como consequência, é possível notar um melhor relacionamento com esses clientes.

2.      Programa de fidelização

Quem não gosta de se sentir importante?

Todas as pessoas gostam deste senso de exclusividade e esse pode ser um ponto bastante explorado para conquistar clientes.

Por isso, implemente programas de fidelização que demonstrem o quanto os clientes são importantes para a empresa.

Existem várias formas de fazer a fidelização dos clientes, mas os mais promissores são aqueles que premiam aqueles que compram regularmente.

Dentro do arcabouço de prêmios, o cliente poderá desfrutar de descontos, brindes e ofertas exclusivas, por exemplo.  

3.      Preze pela boa comunicação

Sem dúvidas, a boa comunicação é a chave para estreitar o relacionamento entre o cliente e a sua empresa.

A comunicação é uma estratégia forte para a atuação e relacionamento com o público.

Por isso, tenha canais de atendimento diversificados e sempre funcionando bem.

Estes canais podem ser telefone, e-mails, redes sociais, sites e blogs, por exemplo.

4.      Mostre a sua marca nas redes sociais

Como citamos anteriormente, as redes sociais são fortes aliadas para a comunicação e elas devem ser bem utilizadas por você!

As redes sociais como o Instagram, Facebook e WhatsApp, são grandes protagonistas no varejo, tendo em vista seu poder de interação com os clientes.

Através desses meios de comunicação, é possível divulgar os produtos, apresentar conteúdos relevantes e dar assistência para o público.

Essa relação estreita gera a fidelização do cliente, que se sente mais íntimo com a empresa.

Então, o que você está esperando para criar um perfil comercial?

Use e abuse das ferramentas de análise de interesses, tenha interações com seus seguidores, crie parcerias e muito mais!

5.      Invista no atendimento

Quando as pessoas são bem atendidas, as chances de elas retornarem ao estabelecimento são máximas.

Por isso, invista no treinamento da sua equipe, para saber lidar de forma profissional e empática com os clientes.

Além disso, cuide do pós-venda também! A assistência nesse momento é decisiva para conquistar o seu cliente.

6.      Não seja mais um!

O que mais temos no mercado são produtos e serviços bastante semelhantes.

Diante dessa realidade, os clientes comprarão qualquer um deles, afinal, ‘’é tudo a mesma coisa”.

Mas você, como lojista que deseja fidelizar clientes, precisa se mostrar diferente em meio a esse mar de semelhanças no comércio.

7.      Seja rápido na resolução de problemas

As pessoas estão cada vez mais impacientes e tudo o que demora, costuma ser mal avaliado pelos clientes.

Por isso, sempre que houver algum problema no seu estabelecimento, trate de resolver imediatamente.

É de suma importância que a gerência do negócio crie estratégias que atendam as insatisfações do cliente de forma ágil.

8.      Cumpra o que foi prometido para os seus clientes

Tem algo mais frustrante do que não receber o que uma empresa promete para você?

Essa é a sensação que os seus clientes terão ao se deparar com uma oferta falsa.

E é claro, com a queda da reputação, será muito difícil de fidelizar clientes.

Saiba que o follow up é uma das formas de relacionamento mais importantes e por isso é essencial verificar sempre se o cliente está recebendo o que foi prometido.

9.      Invista em promoções exclusivas para conquistar e fidelizar seus clientes

Para impulsionar a conquista de clientes, invista na exclusividade de promoções.

Assim, baseado na sua base de clientes, realize o direcionamento de ofertas de acordo com o perfil deles.

Então, por exemplo, crie ofertas exclusivas de aniversário, dessa forma, seu cliente sentirá que a empresa se importa de fato com ele.

10. Dê um upgrade na comunicação visual do seu estabelecimento

Se você quer fidelizar clientes, então mostre que o seu estabelecimento está disposto a fornecer todas as informações necessárias para facilitar a compra.

Por isso, é muito importante que o seu estabelecimento conte com uma comunicação visual estratégica, limpa e padronizada.

Por isso, os cartazes feitos em sistemas online são pioneiros para a realização dessa atividade.

Com isso, os seus clientes podem ter uma mobilidade melhor dentro da sua loja, contando com todas as informações úteis referentes a produtos e serviços.

Veja mais artigos sobre estratégias para atrair clientes acessando o nosso blog! A equipe da Preço Prático preparou tudo com carinho para você!

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Rafaela

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