identificação de novas oportunidades

4 dicas para identificação de novas oportunidades de negócio em seu comércio

Diante de um mercado repleto de opções para todo tipo de comércio, é preciso inovar para atrair o público. Visando isso, empreendedores estão sempre atentos a identificação de novas oportunidades de negócio dentro do Ponto de Venda (PDV) como forma de ampliar a atratividade da sua loja e se destacar entre tantas opções. Inovações no atendimento, parcerias de sucesso, terceirização de serviços e adequação às tendências são algumas formas de fazer isso.

Se você não sabe como identificar uma boa oportunidade de negócio que favoreça seu comércio, veja aqui quatro dicas para fazer isso com sucesso!

1 – Conheça seu shopper

Não tem jeito: para saber que tipo de produto faz sucesso dentro do seu PDV é preciso conhecer o comportamento do seu shopper (comprador). Detalhes como a localização da sua loja, por exemplo, podem determinar que ela seja frequentada por um público muito específico ou tenha um rush em horário alternativo. Se você souber conhecer esse público, tem mais chances de negociar com fornecedores produtos que sejam a cara dele e até mesmo investir em parcerias para ampliar a oferta para além do que você já vende.

Faça pesquisas, observe o comportamento do shopper em diferentes horários, faça um levantamento dos produtos de maior e menor giro, enfim, conheça as preferências do seu público. Interagir no caixa perguntando se faltou algum produto procurado ou mesmo pedindo uma opinião voluntária sobre novos produtos é uma ótima forma de se aproximar desse público.

2 – Fique de olho nos lançamentos do mercado

Quem não gosta de novidades, certo? Saiba que seu shopper também gosta, e muito! Buscar novos fornecedores de acordo com o perfil do seu público é uma ótima maneira diversificar e inovar a oferta de produtos. Pense que, além de oferecer algo diferente, você pode fechar parcerias com fornecedores de produtos mais rentáveis, justamente por ainda não serem tão conhecidos. Negociar espaços nobres dentro da sua loja, como os pontos de alto impacto nas gôndolas e prateleiras em troca de descontos, ou mesmo alugar esses espaços pode ser uma ótima oportunidade de negócio pra você! Contudo, para isso, é preciso estar de olho nas novidades lançadas no mercado, fique atento!

3 – Busque parcerias atrativas

Trazer para dentro do seu PDV outros serviços pode ser uma forma de agregar valor à sua loja e ampliar o seu fluxo. Um exemplo clássico são os supermercados, que localizados em pontos comerciais altamente movimentados, oferecem opções de refeições prontas em pequenas porções. Há também parcerias com cafés e restaurantes que funcionam no mesmo espaço. Ter uma farmácia ou quiosques que ofereçam serviços como de costura, sapataria e lavanderia pode ampliar o seu potencial de atratividade, trazendo pessoas que buscam outros serviços para dentro do PDV. Disso para uma comprinha é só um passo!

4 – Acompanhe tendências

Sim, existem tendências que movem o comportamento do shopper. Uma delas, que emergiu recentemente e vem ganhado força a cada dia é a sustentabilidade. De acordo com uma Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa feita pela Nielsen, 74% dos brasileiros estão dispostos a comprar produtos de empresas que investem em sustentabilidade, mesmo pagando mais caro por isso. Essa pesquisa mostra que o ato da compra é também uma forma de expressar valores pessoais, e as pessoas estão dispostas a investir um pouco mais por acreditarem em uma causa. Alguns supermercados, antenados nessa tendência, já cativaram muitos clientes partidários da causa.

E você, como faz para identificar novas oportunidades de negócio em seu comércio atualmente?

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